Bitcoin lidera os ganhos de 2024, seguido por ouro; veja os investimentos com maiores retornos do ano
O Bitcoin (BTC) liderou os ganhos reais de 2024, com alta de 39,65% até o final de novembro. Em seguida, o ouro e o CDI compõe o top 3, de acordo com o Índice de Ganho Real, do grupo Studio (IGRGS), empresa de consultoria empresarial.
Enquanto aplicações conservadoras, como Selic e CDI, mantiveram ganhos reais de 5,74% e 5,73%, respectivamente, índices como o Ibovespa (-8,55%) e o IFIX (-8,02%) apresentaram resultados negativos quando ajustados pela inflação.
- Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado
Por outro lado, ativos como o ouro e o Bitcoin tiveram desempenhos expressivos em 2024. De acordo com Carlos Braga Monteiro, CEO do Grupo Studio, o desempenho do ouro reflete a busca dos investidores por segurança em momentos de instabilidade global.
“As tensões geopolíticas e as mudanças nas políticas monetárias de grandes economias criam um ambiente propício para ativos que oferecem proteção, como o ouro, que segue sendo uma referência de resiliência em tempos incertos”, explicou Monteiro.
Já o Bitcoin, que valorizou 220,56% nos últimos 12 meses, recebeu um grande impulso no final deste ano, com a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. No dia 5 de dezembro a criptomoeda atingiu o marco de US$ 100 mil pela primeira vez em sua história.
Monteiro ressaltou que, enquanto ativos tradicionais enfrentaram dificuldades em acompanhar a inflação e a volatilidade do mercado, as criptomoedas e o ouro se mostraram refúgios valiosos aos investidores que buscaram diversificação.
Apesar disso, o CEO destaca que o desempenho dos investimentos conservadores também merece atenção. “Selic e CDI seguem oferecendo segurança e retorno acima da inflação, o que é especialmente relevante em períodos de incerteza econômica”, afirmou.