Bitcoin lidera ganhos em outubro; veja os investimentos levaram ‘pau’ no mês
O Bitcoin, que até pouco tempo era visto com maus olhos pelos investidores, fechou o mês de outubro com a melhor rentabilidade entre os investimentos, revela levantamento realizado pelo consultor Einar Riveiro.
A cripto valorizou 28,93% no mês. Um dos motivos é de que o Bitcoin ganha cada vez mais aceitação no mercado tradicional, com a chancela da maior gestora do mundo, a BlackRock.
A cripto apareceu em uma lista controlada pela Depository Trust and Clearing Corp (DTCC), uma câmara de compensação para ações e ETFs operada pela Nasdaq.
Os analistas do mercado de cripto ainda lembram que existe uma visão de que o nicho de criptomoedas é muito especulativo e pouco regulamentado, que faz com que as recentes tratativas da BlackRock com a “CVM dos Estados Unidos” em regulamentar o ETF de Bitcoin, anime o mercado.
Já o Dólar Ptax apresentou um aumento de 1,00%, enquanto o CDI fechou as três principais posições de destaque, com uma taxa de 0,95%.
Investimentos que levaram pau
Do outro lado, a vida de quem investe em bolsa de valores não está fácil. O índice de Small Caps liderou as quedas, com uma diminuição acentuada de 7,40%, seguido pelo índice de dividendos IDIV, que registrou 3,15%. O Ibovespa encerrou o mês com uma das três maiores quedas, com 2,94%.
Novamente, a alta dos rendimentos dos títulos públicos americanos empurrou o índice para baixo. Além disso, a guerra em Israel adicionou ainda mais incerteza aos investidores.
Já no Brasil, surgiram preocupações sobre a questão fiscal para o próximo ano. O presidente Lula já avisou que a meta, dificilmente, será cumprida, enquanto a equipe econômica corre atrás do prejuízo.