CryptoTimes

Bitcoin já não possui correlação com o índice S&P 500

14 maio 2020, 8:02 - atualizado em 25 jun 2020, 23:58
Desde o fim de março, o bitcoin se tornou cada vez menos correlacionados com o índice S&P 500, então pode ser que a criptomoeda realize sua ambição em agir como um ativo de refúgio (Imagem: Crypto Times)

A correlação do bitcoin e do índice S&P 500 diminuiu drasticamente, sugerindo que os dois ativos já não se movimentam na mesma direção.

A correlação entre o bitcoin e o S&P 500, medida por bitcoin/dólar (BTC/USD) na corretora Coinbase e pelos futuros de S&P 500, atingiu uma baixa nos últimos dois meses.

A atual correlação entre as duas classes de ativos é de 0,15, ou seja, é quase inexistente. Há um mês, no dia 16 de abril, a correlação era relativamente positiva, em 0,53.

Correlação entre S&P 500 e bitcoin – correlação móvel em um período de um mês de dados de preço de hora em hora (Imagem: The Block)

Uma correlação quase negativa entre dois ativos indica que não há relação entre eles ou que não se movimentam na mesma direção.

A correlação é expressada como um número entre +1 e -1.

+1 indica uma correlação absolutamente positiva entre dois ativos, ou seja, sempre se movimentam juntos e na mesma direção.

-1 indica uma correlação total negativa, ou seja, dois ativos sempre se movimentam em direções opostas um do outro.

Ter dois ativos de baixa correlação ou descorrelacionados em um portfólio ajuda a diminuir a volatilidade.

theblock@moneytimes.com.br