Halving do Bitcoin

Bitcoin em contagem regressiva para o halving: atualização mais aguardada pode ocorrer em apenas 50 dias

01 mar 2024, 15:22 - atualizado em 01 mar 2024, 15:22
Imagem ilustrativa do Halving do Bitcoin
(Imagem: DALL-E)

O próximo halving do Bitcoin pode estar entre nós em apenas 50 dias, de acordo com os agregadores de dados CoinGecko e OKLink.

A estimativa é de queo halving aconteça no próximo dia 21 de abril, um domingo.

O halving é uma atualização no protocolo do Bitcoin programada para acontecer aproximadamente a cada quatro anos.

Ele reduz pela metade a recompensa pela mineração da criptomoeda.

Entenda como funciona a produção de bitcoins

Para entender o que é o halving e seu impacto nos preços do mercado, é importante entender primeiro o que é mineração.

Se você já investiu ou ainda investe em Bitcoin, provavelmente faz isso da maneira mais simples possível: abre sua corretora favorita de criptomoedas e compra os ativos por lá.

Talvez você invista por meio de ETFs, o que torna o processo ainda mais fácil e intuitivo.

Mas o que pouca gente sabe é que os bitcoins que você pode comprar no mercado não estiveram sempre disponíveis: eles tiveram que ser minerados.

  • NÃO COMPRE BITCOIN AGORA: Especialistas do Exponential Coins recomendam investir em outras criptomoedas além do Bitcoin pra ter mais chances de lucro. Veja quais comprar aqui.

Funciona assim: a mineração é tanto o método pelo qual criam-se novos bitcoins, quanto o mecanismo que verifica e registra transações no blockchain.

    Por sua vez, a blockchain é o livro-razão público e distribuído da rede. É como se fosse um grande cartório que registra todas as transações que já foram feitas na história da criptomoeda.

    Para a produção de novos bitcoins acontecer, primeiro os mineradores coletam informações das transações mais recentes feitas na rede do Bitcoin

    As transações novas são encaixadas na blockchain pelos mineradores

    Então, essas transações são agrupadas em um “bloco candidato”.

    Para adicionar esse bloco candidato ao blockchain, os mineradores precisam resolver um problema matemático complexo que requer bastante poder computacional.

    Esse processo é conhecido como prova de trabalho (proof of work, em inglês).

    fazenda de mineração de bitcoin
    Imagem da maior fazenda de mineração de Bitcoin da Rússia. O poder computacional exigido pra minerar novos bitcoins é imenso.

    Quando um minerador encontra a resposta correta, ele apresenta o bloco aos outros usuários da rede para validação.

    Então, os outros participantes verificam se todas as transações no bloco são válidas e se a resposta cumpre os critérios exigidos.

    Após a validação, os mineradores adicionam o bloco ao livro-registro, e ele se torna parte do blockchain.

    Como recompensa pelo seu trabalho, o minerador que resolveu o bloco recebe novos bitcoins.

    E é aí que entra o halving.

    O que é o halving?

    O halving é uma atualização programada dentro do código do Bitcoin que reduz pela metade o valor dessa recompensa em bitcoins.

    Quando o Bitcoin surgiu, a recompensa era de 50 unidades da criptomoeda por bloco.

    • Após o primeiro halving, em 2012, a recompensa caiu para 25;
    • Depois, em 2016, para 12,5,
    • E assim por diante: a cada 210.000 blocos minerados, ou aproximadamente quatro anos, a recompensa cai pela metade.
    Imagem ilustrativa do halving.
    Imagem ilustrativa do halving. (Fonte: Deltec Bank)

    O principal motivo para o halving existir é o controle da inflação.

    Isso porque como ele limita a taxa que novos bitcoins são criados, a atualização assegura que a moeda tenha um fornecimento finito de 21 milhões de unidades, o que ajuda a prevenir a emissão desenfreada de novas unidades.

    Além disso, o halving costuma ser um gatilho para a valorização do Bitcoin

    Isso porque, ao reduzir a oferta de novos Bitcoins enquanto a demanda permanece constante ou aumenta, o preço tende a subir.

    O que os especialistas enxergam para 2024 é justamente a união desses dois fatores: o halving vai acontecer justamente em um dos períodos de maior demanda por Bitcoin, com aprovação dos 11 ETFs na Bolsa americana.

    “Após a aprovação da SEC e depois dos principais gestores de ativos do mundo superarem as complexidades para emitir novos produtos financeiros, como ETFs de bitcoin à vista, instituições que estavam à margem estão tomando ação e liderando este ciclo”, comentou Nathan McCauley, co-fundador e CEO da plataforma de criptomoedas Anchorage Digital.

    “Com a maturação da infraestrutura de mercado e novos veículos de investimento, e um market cap total de US$ 2 trilhões, este é apenas o começo deste mercado em alta. É um bull market para o qual passamos anos nos preparando. E sabemos que o melhor ainda está por vir“, completa o empresário.

    Compartilhar

    TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
    Redator do Grupo Empiricus. Colabora com os portais Seu Dinheiro, Money Times e Empiricus. Trabalha com marketing digital e estratégias de conteúdo desde 2021.
    felipe.alves@empiricus.com.br
    Redator do Grupo Empiricus. Colabora com os portais Seu Dinheiro, Money Times e Empiricus. Trabalha com marketing digital e estratégias de conteúdo desde 2021.
    Giro da Semana

    Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

    *Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

    Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

    Fechar