Bitcoin cai 7% e Ethereum 12% neste sábado; perdas no ano superam 20%
As criptomoedas estão sendo amplamente atingidas neste sábado (22) em um movimento de saída de ativos de risco que começou na sexta-feira (21) nos mercado de ações globais.
Os níveis atingidos hoje pelo Bitcoin (BTC) não são vistos desde agosto e a queda após o pico de novembro já supera os 50%.
Na mínima do dia até o momento (17h), o Bitcoin tinha caído 7,2%, para US$ 34.042. Já a Ethereum (ETH) despencou 12%, acompanhada por desvalorizações de 17% da Solana (SOL) e da Cardano (ADA).
No ano, a queda do Bitcoin já chega a 23%. Isto em apenas três semanas.
Os principais índices de Wall Street fecharam em forte queda na sexta-feira depois de os papéis da Netflix (NFLX) despencarem na esteira de um balanço fraco que também pesou sobre rivais, e as bolsas encerraram uma semana ruim em tom negativo, ao fim de uma semana brutal para as ações na qual o S&P 500 e o Nasdaq registraram suas maiores quedas percentuais semanais desde o início da pandemia, em março de 2020.
O S&P 500, considerado a referência do mercado de ações dos Estados Unidos, registrou sua terceira semana consecutiva de baixa e está 8,3% abaixo do recorde alcançado no início de janeiro.