Bitcoin (BTC): Veja como será negociação de contrato futuro da B3
Na semana passada, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aprovou o lançamento do contrato futuro de Bitcoin (BTC) pela B3 (B3SA3). O novo produto deve ser lançado no dia 17 de abril, mas a data ainda está sujeita à aprovação.
- LEIA TAMBÉM: Luis Stuhlberger, Daniel Goldberg e outros grandes nomes do mercado debatem oportunidades de investimento no Macro Summit Brasil 2024; assista gratuitamente
Segundo informações divulgadas pela B3, o contrato futuro de Bitcoin utilizará o índice Nasdaq Bitcoin Reference Price (NQBTC) como referência. Além disso, o valor de um contrato será o equivalente a 0,1 bitcoin, ou seja, 10% do valor da criptomoeda em reais, e o vencimento dos contratos será mensal.
“Nesse tipo de contrato, a liquidação será exclusivamente financeira, ou seja, não há compra e venda de criptomoedas. Os resultados financeiros das negociações ocorrem sobre a variação de preço da Bitcoin”, diz o comunicado.
O que é mercado futuro e como negociar bitcoin
O mercado futuro é uma ferramenta que resguarda os investidores de futuras oscilações de preço de um ativo. Basicamente, os contratos futuros são negociados em ambiente de bolsa com o preço que os investidores acreditam que esses ativos valerão no futuro.
Com isso, o investidor se compromete a comprar ou vender um determinado tipo de ativo em uma data futura com um preço pré-determinado.
Eles, então, podem ser utilizados como instrumentos de hedge, protegendo os negócios do impacto da flutuação dos preços, ou em estratégias buscando lucro, por meio do giro e especulação de curto prazo.
Além disso, esse tipo de derivativo é uma oportunidade de acompanhar de perto a variação de preços do ativo em questão sem precisar fazer um grande aporte financeiro.
- Seu WhatsApp pode ser uma “mão na roda” para suas finanças: entre na nossa comunidade gratuita, In$ights, e receba análises, recomendações de investimentos e notícias do Money Times.
Para negociar o futuro de bitcoin, a B3 informa que os investidores de varejo precisarão depositar na corretora uma margem mínima de R$ 100 por contrato.
Os investidores que mantiverem posições nos contratos, ou seja, que não zerarem suas posições até o final do pregão, deverão depositar o equivalente a 50% do valor do contrato. O vencimento de contrato ocorre sempre na última sexta-feira do mês.