Bitcoin (BTC): SEC considera inadequadas solicitações de ETFs de BlackRock e Fidelity
A Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos Estados Unidos jogou um balde de água congelante na aprovação dos ETFs baseados no preço à vista do BTC, formulados pela BlackRock e pela Fidelity.
Segundo reportagem exclusiva do Wall Street Journal, citando pessoas familiares com o assunto, o órgão regulador americano entende que as solicitações feitas pela Nasdaq e pela Cboe (a bolsa de opções de Chicago) para a aprovação do novo produto é inadequada.
A SEC teria retornado os formulários, alegando falta de informações de como as instituições financeiras e a Nasdaq conseguiriam cumprir os termos de monitoramento compartilhado (“SSA”, na sigla em inglês). Cabe agora às instituições financeiras readequarem os pedidos, conforme os apontamentos da SEC.
Os termos regulatórios de compartilhamento de informações são vistos como peça-central para que a SEC mude sua posição sobre os ETFs spot. O SSA permitiria que as bolsas tenham acesso amplo a informações das requerentes sobre a negociação do produto, na finalidade de mitigar riscos de fraude e manipulação de mercado.
Ainda de acordo com a matéria do Wall Street Journal, uma representante da Cboe informou que a plataforma de negociação pretende atualizar a linguagem do processo e submeter novamente o pedido. A Nasdaq, por sua vez, declinou comentários.
- Meta de inflação em 3% anima mercado brasileiro: Já é possível sonhar com Ibovespa nos 150 mil pontos? Assista ao Giro do Mercado de hoje (30) às 12h e confira o que diz Matheus Spiess, analista da Empiricus Research. Inscreva-se no nosso canal e não perca as próximas lives!
Bitcoin em queda
A notícia se traduzi em um movimento de queda para o Bitcoin, que chegou a ser negociado abaixo da faixa dos US$ 30 mil no início da manhã.
Nas últimas horas, porém, a criptomoeda com maior volume de negociação conseguiu atenuar a queda de maneira parcial, sendo cotada a US$ 30.101,50.
O índice ‘Fear & Greed’, que mede o apetite do investidor retrocedeu aos 56 pontos, mas ainda se encontra em uma zona de otimismo.