Bitcoin (BTC) se torna única opção para oligarcas e bilionários russos após as sanções
Após a invasão da Ucrânia pela Rússia na semana passada, diversos governos pelo mundo se mobilizaram para impor sanções econômicas ao país comandado por Vladimir Putin.
Com isso, oligarcas e bilionários russos, que foram incluídos nas sanções, estão recorrendo à única opção deste momento: o bitcoin (BTC).
Segundo a Forbes, o diretor da empresa britânica de advocacia W. Legal, Nigel Kusher, que está trabalhando com vários russos abastados, afirmou que “o problema imediato que eles têm é para onde irão movimentar o dinheiro, eles certamente não querem manter na Rússia”.
Kusher disse que “alguns deles podem comprar bitcoin, mas é algo complexo para eles”, acrescentando que a criptomoeda é a “única opção” para determinados oligarcas e bilionários russos que foram alvo de sanções internacionais.
“Nenhum banco no mundo, a não ser um banco russo, irá tocar em você, uma vez que você está na lista de sanções, então aonde mais você poderia colocar seu dinheiro?”, disse o diretor da W. Legal.
Na última semana, as corretoras cripto, como Binance, Coinbase (COIN) e Kraken, foram pressionadas a bloquear contas de usuários russos e transações em cripto vindas delas.
Ontem (2), o CEO da Binance, Changpeng Zhao, disse que a corretora cripto bloqueou o acesso de usuários russos presentes na lista de sanções.
Porém, ele afirmou que a corretora cripto não irá bloquear o acesso de todos os usuários do país, apontando que isso seria “algo antiético”.
“Do ponto de vista ético, muitos russos não apoiam a guerra, então devemos separar os políticos dos cidadãos”, disse Zhao.
Um outro fator que indica a migração de russos para as criptomoedas é o aumento das negociações com o rublo nas corretoras cripto.
Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, o volume médio negociado em pares em rublo (RUB) na Binance disparou para uma média diária de US$ 35,8 milhões, em comparação com US$ 11 milhões diários, negociados antes da invasão.
De acordo com a Forbes, no início da semana, o presidente americano Joe Biden elogiou a união do Ocidente diante do ataque da Rússia à Ucrânia, e alertou que poderá haver novas sanções econômicas a Putin.
“Estamos nos unindo a nossos aliados europeus para encontrar e confiscar iates, apartamentos de luxo e jatinhos particulares [de oligarcas e bilionários russos]”, afirmou o presidente dos Estados Unidos.
Ontem, a União Europeia adicionou 26 russos ricos à sua lista de sanções a indivíduos.