CryptoTimes

BitBay anuncia que não vai mais listar Monero

27 nov 2019, 8:55 - atualizado em 29 dez 2019, 18:58
BitBay vai encerrar as negociações feitas com monero em breve (Imagem: BitBay)

BitBay, uma corretora de criptoativos da Estônia, anunciou que não vai mais listar monero a partir do dia 19 de fevereiro de 2020.

A corretora vai encerrar depósitos feitos com monero nesta sexta-feira, 29. Apesar da pequena diferença de dias entre o 29 de novembro e 5 de dezembro, quando os saques forem temporariamente bloqueados, os usuários vão ter até o dia 20 de maio de 2020 para retirar qualquer monero restante.

A corretora disse que monero vai ser deslistado por conta de seus recursos de privacidade, e que “a decisão foi para evitar a possibilidade de lavagem e influxo de dinheiro a partir de redes externas”.

BitBay é uma corretora licenciada e deve cumprir com os padrões e regulações comerciais para manter sua parceria com bancos e operadores de pagamento.

O anúncio foi o mais recente da moda de as corretoras deslistarem moedas de privacidade. Coinbase deslistou Zcash de seus mercados britânicos em agosto.

Em 2018, os reguladores japoneses baniram todas os criptoativos que forneciam recursos de privacidade para os usuários, levando à deslistagem de moedas das corretoras japonesas.

Privacidade pode ser a principal área de falha entre os criptoativos e o sistema financeiro tradicional. Anonimidade gera ansiedade nos regulares que se opõem à privacidade absoluta, mas anonimidade também é fundamental para realizar a visão de uma moeda privada resistente à censura.

Isso vai ser uma tendência importante a ser seguida já que o bitcoin, que encabeça a indústria, está longe do aumento de privacidade. Alguns especulam que esse problema de privacidade é tão polarizado que pode ser a fonte da próxima hard fork de bitcoin.