Binance vai travar saques pela BNB Chain; blockchain anuncia hard fork devido ao hack
Após hack de cerca de US$ 100 milhões em tokens BNB, a Binance, corretora cripto, anunciou em seu blog oficial nesta terça-feira (11) que irá realizar uma manutenção de carteira para BNB Smart Chain (BEP20) na altura do bloco de 22.107.423, ou aproximadamente amanhã (12) às 5h00 do horário de Brasília (8H00 UTC).
Conforme posicionamento da corretora cripto, em uma publicação feita na sexta-feira passada (7) – logo após o acontecido -, o hack foi possível devido uma brecha no protocolo de ponte “BSC Token Hub”.
O protocolo é utilizado para transacionar tokens da rede BNB através das duas cadeias, Beacon Chain (BEP2) e BNB Smart Chain (BEP20).
Devido a brecha no código, o criminoso conseguiu forjar uma retirada de cerca de 2 milhões de tokens nativos, BNB.
Atualização na rede BNB Chain
A atualização será feita junto com um hard fork da rede, a versão “v.1.1.16” do blockchain. Conforme a corretora, a bifurcação não vai resultar na criação de novos tokens BNB.
A manutenção levará cerca de uma hora, e a negociação de tokens no blockchain da BNB Smart Chain não será afetada durante a manutenção da carteira.
Todavia, depósitos e saques na rede serão suspensos a partir do mesmo dia às 4h00, uma hora antes do início da atualização.
“Rebriremos depósitos e saques após a conclusão da manutenção e não notificaremos os usuários em um anúncio adicional”, diz.
Hard Fork na BNB Chain
Um segundo comunicado, também divulgado nesta terça-feira pelo blog da corretora, diz que a Binance irá apoiar o hard fork que será realizado durante a manutenção.
Conforme o comunicado, ambas atualização da rede e o hard fork do BNB Smart Chain (BEP20) vão acontecer ao mesmo tempo.
O hard fork, chamado de Moran, é um “patch” temporário que será implementado para correção de bugs encontrados no protocolo de “cross chain” – ponte entre as cadeias Beacon Chain (BEP2) e BNB Smart Chain (BEP20) onde foi realizado o hack.
Outras medidas tomadas pela Binance após o hack
Em outra publicação, desta vez feita no blog oficial da BNB Chain no dia do hack, a equipe anunciou uma recompensas de 10% dos fundos roubados para os desenvolvedores que acharem os hackers, um programa futuro de recompensas de US$ 1 milhão para acharem futuras brechas significativas no blockchain.
Na publicação, a empresa também levanta a hipótese de utilizar o sistema de queima de tokens para cobrir os fundos roubados, além de congelar o montante.