Binance lança serviço de pool de mineração com foco inicial em bitcoin
Nesta segunda-feira, Binance anunciou o lançamento oficial de seu primeiro serviço de pool de mineração: Binance Pool.
Em uma publicação recente, a empresa afirmou que sua oferta inicial irá focar em bitcoin, usando pagamento por participação completo (FPPS, do inglês Full Pay-Per-Share).
Esse método permite que o lucro de recompensa por bloco — atualmente em 12,5 BTC —, assim como algumas das taxas de transação sejam compartilhadas entre os participantes do pool.
As futuras ofertas irão focar tanto em redes baseadas tanto em algoritmos de consenso proof-of-stake como nos de proof-of-stake.
“Binance Pool busca complementar a existente corretora Binance ao fornecer serviços de mineração a usuários. Rendimento de mineração pode ser diretamente negociável na corretora Binance, com acesso direto a plataformas P2P”, de acordo com a publicação.
Anteriormente, a Binance havia divulgado o serviço no início de abril. Na última sexta-feira, Changpeng Zhao ou “CZ”, CEO da corretora, afirmou que o pool havia descoberto seu primeiro bloco de bitcoin.
The first block ever mined by the @Binance Mining Pool. Still in closed-beta. Going live soon.
As always, LOWEST FEES of any mining pool.
If you wish to join, email: poolvip@binance.com pic.twitter.com/uewbRM6UIy
— CZ Binance ??? (@cz_binance) April 24, 2020
Com esse lançamento, Binance se torna a mais nova corretora a fornecer um serviço específico de pool.
O gráfico acima mostra a distribuição histórica da taxa de hashes (velocidade em que um dispositivo de mineração de criptoativos opera) entre pools de mineração no mês de abril de 2020.
Um dado importante é o crescimento da OKEx, outra corretora de criptoativos. Após ir ao ar em setembro, a participação da OKEx aumentou cerca de 7% na rede Bitcoin.