Bill Gates: Os 3 melhores livros que o bilionário leu em 2023 (e uma playlist natalina de presente)
O bilionário Bill Gates divulgou sua tradicional lista de indicações literárias. Para este ano, o fundador da Microsoft selecionou alguns dos “melhores livros” que leu, além de indicar uma palestra sobre economia e ter preparado uma playlist natalina.
“No fim do ano, é sempre divertido relembrar alguns dos melhores livros que li. Para 2023, três vieram à mente de imediato, cada um deles profundamente informativo e bem escrito”, explica ele.
- O que acontece com a Americanas (AMER3) agora? Credores aprovam plano de recuperação judicial e analista explica quais são os próximos desafios da empresa; confira no Giro do Mercado clicando aqui:
Confira as recomendações de fim de ano de Bill Gates
Livros
A Canção da Célula, de Siddhartha Mukherjee
“Todos nós ficaremos doentes em algum momento. Todos nós teremos entes queridos que ficarão doentes. Para entender o que está acontecendo nesses momentos – e sentir-se otimista de que as coisas vão melhorar – é útil saber algo sobre as células, os blocos de construção da vida”, comenta Gates, destacando que o último livro de Mukherjee proporcionará esse conhecimento.
Gates explica que o autor elucida como a vida evoluiu a partir de organismos unicelulares, e então mostra como cada doença humana ou consequência do envelhecimento se resume a algo que está errado com as células do corpo.
Não é o Fim do Mundo, de Hannah Ritchie
Sobre essa indicação, Bill Gates pontua que a autora costumava acreditar que estava “vivendo o período mais trágico da humanidade”. No entanto, quando ela começou a analisar os dados, percebeu que não era esse o caso.
“As coisas estão ruins e são piores do que eram no passado distante, mas em praticamente todos os aspectos estão melhorando. […] Todos que desejam ter uma conversa informada sobre as mudanças climáticas deveriam ler este livro”, indica.
Invenção e Inovação, de Vaclav Smil
“Estamos vivendo na era mais inovadora da história humana? Muita gente diria isso, mas Smil argumenta o contrário”, começa o bilionário sobre a indicação.
Na verdade, explica Gates, ele escreve que a era atual mostra “sinais inequívocos de estagnação técnica e desaceleração dos avanços”.
Apesar de destacar que não concorda, Gates argumenta que ninguém é melhor do que Smil para explicar o passado. “Se você quiser saber como a engenhosidade humana nos trouxe até este momento, recomendo fortemente Invenção e Inovação”, conclui.
Palestra
Saindo do universo dos livros, Bill Gates indica palestras de economia online de Timothy Taylor, a quem aponta como um de seus professores favoritos.
“Todas as três séries dele no Wondrium são fantásticas. A Nova Economia Global ensina sobre a história econômica básica de diferentes regiões e como funcionam os mercados. A economia é mais adequada para pessoas que desejam compreender os princípios da economia de forma profunda”, pontua.
Playlist de Natal
Gates explica que adora música natalina e, portanto, elaborou uma lista de algumas favoritas, selecionando músicas clássicas e modernas, dos Estados Unidos e de todo o mundo.