Bill Gates: 5 conselhos de carreira do bilionário
O bilionário Bill Gates deu dicas sobre carreira para os formandos da Universidade do Norte do Arizona, em um discurso que aconteceu na última semana.
O magnata fundador Microsoft compartilhou conselhos que “gostaria que me dissessem na formatura que nunca tive”.
Bill Gates começou a estudar direito em Harvard, cursou disciplinas de computação e matemática, mas não se formou porque queria se dedicar exclusivamente à Microsoft.
- Quem tem medo do Leão? O Money Times disponibilizou o guia do Imposto de Renda 2023 como cortesia a todos os leitores. Retire o seu exemplar aqui e veja as melhores dicas para fugir da malha fina.
5 conselhos de carreira, por Bill Gates
Sua vida não é uma peça de um ato
Bill Gates apontou que o período da graduação envolve grande pressão acerca das escolhas certas para a carreira. No entanto, ele afirmou que, apesar de estas decisões parecerem permanentes, elas não são.
“O que você faz amanhã – ou nos próximos 10 anos – não precisa ser o que você vai fazer para sempre”.
Você nunca é inteligente demais para ficar confuso
“Achei que sabia tudo o que precisava saber quando saí da faculdade. Mas o primeiro passo para aprender algo novo é abraçar o que você não sabe, em vez de focar no que você sabe”, disse.
Gates apontou que, em algum momento da carreira, poderá surgir um problema que não pode ser resolvido sem o suporte de outras pessoas. Nestes caso, a recomendação do bilionário é não entrar em pânico.
“Respire. Force-se a pensar nas coisas. E então encontre pessoas inteligentes para aprender”.
Gravite em torno de um trabalho que resolva um problema importante
Para Bill Gates, quando se passa o dia realizando algo que resolve um problema, isso proporciona energia para realizar o melhor trabalho possível.
Além disso, o bilionário pontua que escolher esse tipo de trabalho obriga a aflorar a criatividade, bem como dá à vida um “forte senso de propósito”.
“A boa notícia é que você está se formando em um momento em que há muitos problemas importantes a serem resolvidos. Novos setores e empresas estão surgindo todos os dias, o que permitirá que você ganhe a vida e faça a diferença, e os avanços na ciência e na tecnologia tornaram mais fácil do que nunca causar um grande impacto”, disse.
Não subestime o poder da amizade
Bill Gates compartilhou com os alunos que, quando estava na escola, conheceu alguém com quem compartilhava muitos dos seus interesses, como romances de ficção científica e revistas de informática. Este amigo era Paul Allen, com quem começou Microsoft .
“A única coisa mais valiosa do que aquilo com que você sai do palco hoje é com quem você entra no palco”, afirmou aos formandos.
Você não é um preguiçoso se der uma folga para si mesmo
“Eu não acreditava em fins de semana. Eu empurrei todos ao meu redor para trabalhar longas horas. Nos primeiros dias da Microsoft, meu escritório dava para o estacionamento – e eu acompanhava quem saía mais cedo e quem ficava até mais tarde”, disse.
No entanto, Bill Gates explicou que, à medida que envelhecia, especialmente após se tornar pai, percebeu que a vida é mais do que trabalho.
O conselho do bilionário é não esperar tanto para aprender esta lição, reservar um tempo para nutrir seus relacionamentos, comemorar seus sucessos e se recuperar de suas perdas.
“Faça uma pausa quando precisar. Pegue leve com as pessoas ao seu redor quando elas precisarem também”, aconselhou.