Bill Gates

Bill Gates: Quatro livros que fizeram a cabeça do fundador da Microsoft neste ano

24 dez 2024, 16:00 - atualizado em 20 dez 2024, 14:49
Bill Gates, Livros, Leitura, Cultura, IA, Inteligência Artificial
O fundador da Microsoft, Bill Gates, tradicionalmente divulga uma lista trimestral em seu blog ''GatesNotes''. (Imagem: Gates Notes / Reprodução)

O fundador da Microsoft, Bill Gates, tradicionalmente divulga uma lista trimestral em seu blog ”GatesNotes” com indicações de livros para leitores se inspirarem. Entre biografias e análises, o bilionário pondera que as obras o ajudaram a ‘’entender o mundo’’.

Da mais recém-lista divulgada pelo fundador, dois livros focam especialmente em temas relacionados ao futuro e a ascensão aos avanços tecnológicos, como o avanço da inteligência artificial.

Já o terceiro aborda a busca por respostas e as lições que líderes enfrentam em períodos difíceis, enquanto o quarto livro fala sobre o presente.

‘’Ajudará você a apreciar a incrível e invisível espinha dorsal da sociedade que nos cerca todos os dias’’ disse Gates.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja as recomendações de Bill Gates

An Unfinished Love Story, de Doris Kearns Goodwin

O livro é uma autobiografia da autora Doris Kearns Goodwin, que aborda assuntos de sua vida e seu falecido marido, que atuou como redator de políticos americanos como Kennedy e Johnson durante momentos difíceis da história dos Estados Unidos.

“Doris é uma escritora tão talentosa que os capítulos sobre sua história de amor são tão envolventes e esclarecedores quanto os capítulos sobre o assassinato de Kennedy e a Guerra do Vietnã”, disse Gates.

A Geração Ansiosa, de Jonathan Haidt

Considerado por Gates, como uma leitura obrigatória para qualquer um que esteja criando, trabalhando ou ensinando jovens atualmente, o livro do autor e psicólogo americano Jonathan Haidt aborda em como as mudanças de infâncias baseadas em brincadeiras está mudando a forma em como as crianças desenvolvem e processam suas emoções.

‘’Eu aprecio que ele não apenas exponha o problema — ele oferece soluções reais que valem a pena considerar’’, disse.

Engineering in Plain Sight, de Grady Hillhouse

‘’Você já olhou para um cano incomum saindo do chão e pensou: “Que diabos é isso?” Se sim, este é o livro perfeito para você’’ disse.

O livro se estende como um guia sobre o ambiente construtivo, possuindo uma linguagem acessível para aqueles que não são engenheiros ou possuem nenhum conhecimento sobre o assunto. Com formato escrito e ilustrativo, o livro promete ter a capacidade de transformar o ato de olhar para a infraestrutura como forma de despertar e inspirar curiosidade.

The Coming Wave, de Mustafa Suleyman

‘’É o livro que recomendo mais do que qualquer outro sobre IA. Ele oferece algo raro: uma visão clara das oportunidades extraordinárias e dos riscos genuínos que estão por vir.’’

Para Gates, o livro de Suleyman oferece uma das melhores explicações já vistas referentes ao tema de tecnologia e Inteligência Artificial, expondo os riscos e desafios que teremos que enfrentar com a ascensão das novas tecnologias e como podemos colher os benefícios sem os perigos.

Estudante de jornalismo na FAAP, cobre Mercados e Internacional.
raquel.lauren@moneytimes.com.br
Estudante de jornalismo na FAAP, cobre Mercados e Internacional.