Retrospectiva 2022

Bill Gates: 10 livros que fizeram a cabeça do fundador da Microsoft neste ano

22 dez 2022, 9:00 - atualizado em 21 dez 2022, 17:01
Criptomoedas, Bill Gates, Livros, bilionário
O bilionário Bill Gates indicou 10 livros ao longo de 2022. (Imagem: Matthew Knight/Pool via Reuters)

Não é novidade que o fundador da Microsoft, Bill Gates, é um leitor assíduo. Tanto que, de tempos em tempos, ele indica os melhores livros que ele já leu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja os 10 livros indicados por Bill Gates em 2022

O Poder, de Naomi Alderman

Gates afirma que este livro foi uma recomendação de sua filha. O romance conta a história de que as mulheres desenvolvem o poder de eletrocutar outras pessoas até a morte.

Nisso, os homens se dão conta de que não estão mais no controle do mundo. “Ela usa inteligentemente uma única ideia para explorar os papéis e a igualdade de gênero”, afirma Gates.

O executivo destaca que, após a leitura, ele ganhou uma sensação mais forte e visceral do abuso e da injustiça que muitas mulheres vivenciam hoje.

Além disso, ele expandiu o seu apreço pelas pessoas que trabalham com essas questões de gênero.

Why we’re polarized (sem tradução), de Ezra Klein

Segundo Bill Gates, ele tende a ser uma pessoa otimista em relação ao futuro.

No entanto, uma coisa que diminui essa sua perspectiva é a crescente polarização, especialmente quando se trata de política.

“Neste livro perspicaz, Klein argumenta de forma persuasiva que a causa dessa divisão é a identidade – o instinto humano de deixar que nossas identidades de grupo guiem nossa tomada de decisão”, aponta o bilionário.

Gates descreve que o livro é fundamentalmente sobre a política americana, mas também é uma visão fascinante da psicologia humana.

A estrada Lincoln, de Amor Towles

O romancista americano Amor Towles já faz parte da lista de leituras obrigatórias de Gates há alguns anos. Em 2019, o bilionário indicou o seu livro Um Cavalheiro em Moscou.

O livro da vez, A estrada Lincoln, é situado em 1954 e conta a história de dois irmãos que estão tentando dirigir de Nebraska para a Califórnia para encontrar a mãe. No entanto, a viagem é desviada por um conhecido do irmão mais velho.

“Towles se inspira nas jornadas de heróis famosos e parece estar dizendo que nossas jornadas pessoais nunca são tão lineares ou previsíveis quanto esperamos”, afirma Gates.

The Ministry for the Future: A Novel (sem tradução), de Kim Stanley Robinson

“Quando eu estava promovendo o meu livro sobre mudança climática, no ano passado, várias pessoas me disseram que eu deveria ler este romance, porque dramatizava muitos dos problemas sobre os quais escrevi”, relembra.

Segundo Gates, o livro é tão complexo que é difícil resumir, mas Robinson apresenta uma história estimulante e envolvente, abrangendo décadas e continentes, repleta de ideias e pessoas fascinantes.

Como o Mundo Realmente Funciona, de Vaclav Smil

O cientista e analista político tcheco-canadense, Vaclav Smil, também está entre os autores favoritos de Bill Gates.

“Ao contrário da maioria dos livros de Vaclav, que parecem livros didáticos e se aprofundam em um tópico, este foi escrito para o público em geral e oferece uma visão geral das principais áreas de sua especialização.”

Segundo Gates, se você deseja uma educação breve, mas completa, sobre o pensamento numérico e muitas das forças fundamentais que moldam a vida humana, este é o livro para ler.

Um Estranho Numa Terra Estranha, de Robert Heinlein

Gates conta que se apaixonou pelo escritor Robert Heinlein quando ainda era uma criança.

“Este livro ainda é um dos meus romances de ficção científica favoritos de todos os tempos”, diz.

O livro narra a história de um jovem que retorna à Terra após crescer em Marte e inicia uma nova religião.

“Acho que a melhor ficção científica impulsiona seu pensamento sobre o que é possível no futuro, e Heinlein conseguiu prever a ascensão da cultura hippie anos antes de ela surgir”, acrescenta.

Surrender: 40 músicas, uma história, de Bono Vox

O vocalista da banda irlandesa U2 marca presença na lista de Gates, no que o fundador da Microsoft classificou como melhor livro de memórias de um astro do rock.

“Este livro saiu este mês, então é o mais recente que li na minha lista. Se você é fã do U2, há uma boa chance de conferir”, coloca.

Para ele, o livro é uma leitura super divertida sobre como um garoto dos subúrbios de Dublin cresceu e se tornou um astro do rock e filantropo mundialmente famoso.

“Tenho a sorte de chamar Bono de amigo, mas muitas das histórias que ele conta eram novas para mim”, discorre Gates.

O Jogo Interior do Tênis, de Robert Gallwey

Livro lançado em 1974, é indicado por Gates como o melhor guia para sair da zona de conforto e leitura obrigatória para quem joga tênis.

“Mas acho que mesmo quem nunca jogou vai tirar proveito dele”, diz.

No livro, Kearns dá excelentes conselhos sobre como superar os erros de forma construtiva.

O autor é conhecido também como o fundador do coaching, técnica utilizada para o desenvolvimento emocional.

“Gallwey argumenta que seu estado de espírito é tão importante – senão mais importante – quanto sua forma física”, diz.

Team of Rivals (sem tradução), de Doris Kearns Goodwin

O livro biográfico retrata a história do presidente Abraham Lincoln e foi o ganhador do Book Prize for American History da New York Historical Society.

“Não consigo ler o suficiente sobre Abraham Lincoln, e este é um dos melhores livros sobre o assunto. Parece especialmente relevante agora, quando nosso país enfrenta mais uma vez uma insurreição violenta, questões difíceis sobre raça e profundas divisões ideológicas”, diz Gates.

Para o bilionário, o livro é a obra-prima da historiadora e ganhadora do Prêmio Pulitzer Doris Kearns.

O Sonho de Mendeleiev, de Paul Strathern

O russo Dmitri Mendeleiev foi um dos maiores químicos da história e revolucionou o estudo da ciência ao criar a tabela periódica, que segundo o livro de Strathern, surgiu após um sonho do cientista.

“O livro de Strathern traça essa história desde suas origens na Grécia antiga. É uma visão fascinante de como a ciência se desenvolve e como a curiosidade humana evoluiu ao longo dos milênios”, diz Bill Gates.

*Com Renan Dantas