Bilionários

Bilionários na linha de Elon Musk: Veja quais outros magnatas são contra o home office

19 maio 2023, 17:44 - atualizado em 19 maio 2023, 17:44
Elon Musk não é o único bilionário contra o home office (Imagem: Mikey Harris/Unsplash)

O bilionário Elon Musk, segundo homem mais rico do mundo, afirmou em entrevista à CNBC que o home office é “moralmente errado” e reforçou seu posicionamento como defensor do trabalho presencial.

“Acredito muito que as pessoas são mais produtivas quando estão trabalhando presencialmente”, disse.

Musk não é o único magnata que se posiciona contra a modalidad de trabalho remoto. Segundo pesquisa realizada pela Forbes com as 65 das pessoas mais ricas do mundo, em 2022, apenas 3% acreditam no trabalho remoto como predominante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na mesma linha que Elon Musk

Musk, que comprou o Twitter se manteve na posição de CEO até a última semana, já afirmou, em outra entrevista, que chegava a dormir no escritório.

À época em que assumiu o comando da rede social, houve ainda polêmicas acerca do home office, com relatos de funcionários que também dormiam no escritório para atender as demandas.

bilionário tratou de logo estabelecer o retorno dos funcionários para o presencial por, pelo menos, 40 horas semanais.

“Você vai trabalhar de casa e as pessoas que fabricaram o seu carro e que fazem a sua comida para ser entregue não podem trabalhar de casa? Isso te parece moralmente correto? Não faz sentido. É um problema de produtividade, mas também moral”, ponderou na entrevista à CNBC.

Na mesma linha, conforme a pesquisa da Forbes, está Jim Thompson, o bilionário de Hong Kong por trás da Crown Worldwide, uma das maiores empresas privadas de realocação do mundo.

“Acredito que o papel do escritório ou outro local de trabalho ainda é vital para o sucesso de um negócio.”, disse Thompson.

Ainda, Tilman Fertitta, o bilionário proprietário da Fertitta Entertainment, afirma que “servir os hóspedes e criar experiências memoráveis. É impossível fazer isso sem estar presente dentro de nossos restaurantes, cassinos, hotéis e complexos de entretenimento”.

Até o criador do ChatGPT está do lado de Elon Musk

Sam Altman, CEO da Open AI, empresa que lançou a ferramenta de inteligência artificial, o ChatGPT, bateu na mesma tecla que ainda representa um tabu para algumas organizações: a produtividade e lucratividade.

Para Altman, o modelo presencial faz com que o trabalho estabelecido entre os colegas seja mais produtivo do que com os colaboradores que estejam trabalhando de casa.

“Acho que definitivamente um dos maiores erros na indústria de tecnologia em muito tempo foi todo mundo poder trabalhar remotamente para sempre”, disse em reunião.

Além desses pontos, Altman também destacou que a tecnologia ainda não é boa o suficiente para que as pessoas possam ficar completamente remotas para sempre.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.