Redes Sociais

Bilionário Elon Musk rebate Janja sobre invasão de conta no X (ex-Twitter); entenda

20 dez 2023, 16:28 - atualizado em 20 dez 2023, 16:28
Elon Musk
Elon Musk rebate primeira-dama sobre invasão hacker (Imagem: REUTERS/Gonzalo Fuentes)

Elon Musk, bilionário dono do X (ex-Twitter) disse nesta quarta-feira (20) que “não está claro” como a plataforma pode ter sido responsável pela invasão da conta da primeira-dama Janja Lula da Silva, um dia após ela afirmar que pretende processar a empresa pelo ocorrido

“Não está claro como alguém adivinhar a senha dela é nossa responsabilidade”, disse Musk em uma publicação, sugerindo que a invasão da conta ocorreu apenas pela descoberta de sua senha por um usuário.

Em nota, a primeira-dama rebateu o comentário, e o criticou pelo “tom irônico” e por minimizar “acontecimento grave que não atinge só a mim, mas sim a milhares de mulheres dentro da sua plataforma todos os dias”.

“Eu não disse que é responsabilidade do X alguém ‘adivinhar’ a senha da minha conta, mas deveria ser responsabilidade da plataforma agir o mais rápido possível quando crimes são cometidos dentro dela”, disse Janja.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ataque ao perfil de Janja na rede social de Elon Musk

O perfil no X (ex-Twitter) da primeira-dama Rosângela da Silva — Janja — sofreu ataque hacker na noite de segunda-feira (11). Foram publicadas mensagens ofensivas a ela e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, gerando uma investigação da Polícia Federal e uma notificação à plataforma pela Advocacia-Geral da União.

As ofensas foram dirigidas também para o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, com a mensagem “O Alexandre de Moraes é bandido e logo vai sofrer impeachment”.

Janja afirmou que a PF e a plataforma X foram acionadas “imediatamente e estão tomando as devidas providências”. Ela defendeu que “o ódio, a intolerância e a misoginia precisam ser combatidos e, os responsáveis, punidos”.

A pedido do órgão, a conta da primeira-dama foi congelada até a conclusão das investigações e para que a empresa responsável pela plataforma preserve “os registros e elementos digitais relacionados à conta (@JanjaLula), incluindo, mas não se limitando a, logs de acesso, endereços IP, mensagens diretas, e quaisquer outras informações relevantes, a fim de subsidiar futuras ações judiciais”.

A primeira-dama disse em live com seu marido e presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira (19), que pretende processar a rede social X, de Elon Musk. Ainda, criticou a demora para que sua conta fosse congelada pela plataforma, chegando a mencionar nominalmente o próprio Musk ao acusar o empresário de ganhar dinheiro com a invasão.

“Foi tão difícil que o Twitter congelasse a minha conta e por uma hora e meia o seu Elon Musk ficou muito mais milionário com aquele ataque”, afirmou na ocasião.