Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Big Data SmartBrain: Braskem e Moat Capital foram a ação e o fundo de ações preferidos em junho

Daniela Rocha - 23/07/2019 - 14:34
Confira levantamento de junho da Big Data SmartBrain (Imagem: Bloomberg)

Você sabe as ações e os fundos de ações favoritos dos grandes investidores?

É o que mostra o Big Data SmartBrain, base de junho, estudo do banco de dados da plataforma onde são processados diariamente 183 mil extratos de investimentos com mais de R$ 100 bilhões de investidores dos segmentos Alta Renda e Private que contam com o suporte de assessores independentes. O estudo mostra mensalmente as Top Aplicações preferidas dos grandes investidores e trimestralmente a Top Posição nas categorias Renda Fixa, Multimercados, Fundos Imobiliários e Ações.

A bolsa em junho

Retomando o cenário, no mês de junho, o Ibovespa chegou a ultrapassar 102.000 pontos. No entanto, o principal índice da Bolsa terminou o mês com valorização de 4,06% aos 100.967 pontos.

Nos 12 meses terminados em junho, o Ibovespa teve alta de 38,76% e várias empresas tiveram valorização ainda maior que o próprio índice. Nesta janela de tempo, o mercado acionário veio do período de mais intensa baixa (low) de 2018 para o período de maior alta (high) de 2019. Lembrando que em maio de 2018, houve a greve dos caminhoneiros, o que derrubou a bolsa em 10,87%. Já em junho do ano passado, a queda do Ibovespa foi de 5,2% ainda sob os efeitos dessa paralisação.

Depois, com a mudança de governo, conforme a Reforma da Previdência foi caminhado no Congresso e diante da possibilidade de novos cortes na taxa Selic, o cenário foi ficando mais positivo para o mercado acionário.

Veja as 10 ações mais compradas em junho:

Fonte: Big Data SmartBrain

A petroquímica Braskem (BRKM5) foi a ação preferida no mês passado e a Petrobras (PETR4) passou da primeira para a segunda posição.

Desde meados de maio, esquentou a discussão sobre a possível venda da participação da Odebrecht na Braskem para a LyondellBasell. Eram elevadas as expectativas de que essa transação aconteceria, o que poderia elevar o preço do papel, porém a negociação não se concretizou e a ação da Braskem acabou se desvalorizando.

A Petrobras ainda se destaca na preferência dos investidores, acumulando uma alta de 65,5% em 12 meses terminados em junho.

Entraram na lista das ações favoritas Via Varejo (VVAR3), B3 (B3SA3), Suzano (SUZB3) e CVC Brasil (CVCB3).

Em junho, o empresário Michael Klein voltou a ser o maior acionista da Via Varejo, rede que é controladora das Casas Bahia e Ponto Frio. Klein comprou um lote adicional de ações da companhia e se tornou o seu maior acionista com 27% dos total de ações.

No mês passado, continuou a forte procura por ações de instituições financeiras – Bradesco (BBDC4), Banco do Brasil (BBAS3), Itaú Unibanco (ITUB4) e Itaúsa (ITSA4). No mês passado, a B3 (B3SA3) foi a novata na lista das Top 10 ações favoritas. Estas empresas tiveram desempenhos excelentes em 12 meses até junho. Por exemplo, o Banco do Brasil teve a maior alta, de 96,5% nesse período.

Deixaram o ranking das Top 10 ações preferidas: Pão de Açúcar (PCAR4), Lojas Renner (LREN3), Vale (VALE3), além dos fundos de índices (ETFs) BOVA11, que busca replicar o Ibovespa, e o IMAB11, que apesar de ser de renda fixa, tem suas cotas negociadas em bolsa.

Agora, veja os 10 fundos de ações mais aplicados no mês de junho:

Fonte: Big Data SmartBrain

A maioria dos fundos de ações mais procurados em maio, continuaram sendo comprados em junho.

O fundo Moat Capital FIC FIA manteve-se em primeiro lugar na lista dos Top 10 favoritos. O Equitas Selection FC FI de Ações subiu da sétima para a segunda posição e o AZ Quest Small Mid Caps FC FI de Ações que estava em segundo lugar em maio, desceu para o quinto lugar.

A Alaska Black BDR Nível I passou da quarta para a oitava posição. E o Alaska Black Institucional FI de Ações deixou a relação dos 10 preferidos. A novidade foi a entrada do Constellation Institucional FC FI Ações da Constellation Asset Management.

Última atualização por Valter Outeiro da Silveira - 23/07/2019 - 20:41