CryptoTimes

Biden solicita investigação após ataque de ransomware a empresas americanas

05 jul 2021, 11:55 - atualizado em 05 jul 2021, 11:55
Hacker
Autoridades americanas estão demonstrando uma postura mais séria quanto a ataques de ransomware, após várias empresas americanas terem sido vítimas desse tipo de ataque (Imagem: Freepik/rawpixel.com)

Segundo comentários do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, um ataque de ransomware na semana passada motivou uma investigação federal. 

Biden comentou sobre o pedido de investigação durante uma aparição pública na sexta-feira (2).

A agência de notícias Reuters comunicou, nesse mesmo dia, que hackers invadiram os sistemas de uma empresa de tecnologia da informação (TI) com sede no estado da Flórida para realizar ataques de ransomware a diversas empresas no mundo.

De acordo com a BBC, entre as empresas afetadas, havia uma rede sueca de supermercados, que foi forçada a fechar centenas de lojas. 

Segundo informes de seus comentários, Biden disse que as autoridades “não tinham certeza” quanto à origem dos ataques.

“O pensamento inicial era de que não era o governo russo, mas ainda não temos certeza”, disse Biden, segundo os informes.

Autoridades da Casa Branca e de outras agências passaram o último mês apresentando uma postura mais séria quanto a ataques de ransomware, incluindo um incentivo estatal para análises de redes de criptomoedas para rastrear pagamentos. 

No início de junho, autoridades federais informaram que haviam recuperado parte do dinheiro enviado como pagamento do ataque de ransomware à empresa americana Colonial Pipeline. A Colonial teve de pagar 75 bitcoins (BTC) após o ataque, para recuperar o acesso a seu sistema.