Internacional

Biden pede “contenção” em novo telefonema a Netanyahu

19 maio 2021, 14:33 - atualizado em 19 maio 2021, 14:33
Joe Biden
Biden enfrenta uma pressão crescente até de seus colegas democratas para adotar um papel mais ativo e público para mediar um cessar-fogo (Imagem: REUTERS/Tom Brenner)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, estimulou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, nesta quarta-feira a conter de imediato as tensões no conflito de Gaza “no caminho” para um cessar-fogo, disse a porta-voz da Casa Branca.

O quarto telefonema em uma semana entre os dois líderes ocorreu depois de Netanyahu dizer, segundo a mídia israelense, que não está estabelecendo um cronograma para o fim de mais de uma semana de hostilidades.

Biden enfrenta uma pressão crescente até de seus colegas democratas para adotar um papel mais ativo e público para mediar um cessar-fogo.

“Os dois líderes tiveram uma conversa detalhada sobre o estado dos acontecimentos em Gaza, o progresso de Israel para reduzir as capacidades do Hamas e outros elementos terroristas e os esforços diplomáticos em andamento de governos regionais e dos Estados Unidos”, disse Karine Jean-Pierre, a porta-voz da Casa Branca, aos repórteres.

“O presidente transmitiu ao primeiro-ministro que espera uma contenção significativa hoje no caminho para um cessar-fogo”, acrescentou.

Autoridades médicas palestinas disseram que 219 pessoas foram mortas em 10 dias de bombardeios aéreos, que destruíram ruas, edifícios e outros elementos da infraestrutura e pioraram a situação humanitária já grave em Gaza.

Autoridades israelenses estimam em 12 o número de mortos em Israel, onde ataques de foguetes recorrentes causam pânico e fazem as pessoas fugirem para abrigos. Esforços regionais, e também liderados pelos Estados Unidos, para a obtenção de um cessar-fogo se intensificaram, mas até agora não tiveram sucesso.