Internacional

Biden pede a Putin que não use armas nucleares táticas na Ucrânia

18 set 2022, 12:49 - atualizado em 18 set 2022, 13:06
Joe Biden
Biden disse que a resposta dos EUA seria “conseqüente”, mas se recusou a dar detalhes (Imagem: Official White House Photo by Adam Schultz))

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, que não use armas nucleares ou químicas táticas após os reveses na Ucrânia, em entrevista à CBS News prevista para ir ao ar neste domingo.

Os militares da Ucrânia repeliram as forças russas em uma derrota relâmpago no nordeste do país nesta semana, colocando Putin sob pressão de nacionalistas em casa para recuperar a vantagem.

Putin alertou que Moscou responderá com mais força se suas tropas forem submetidas a mais pressão, levantando preocupações de que ele poderá, em algum momento, usar meios não convencionais, como pequenas armas nucleares ou químicas.

Questionado por um repórter do “60 Minutes” o que ele diria a Putin se estivesse pensando em usar essas armas, Biden disse: “Não. Não. Não. Não. Isso mudaria a face da guerra como nunca desde a Segunda Guerra Mundial”, mostrou trecho da entrevista divulgado pela CBS no sábado.

Biden disse que a resposta dos EUA seria “conseqüente”, mas se recusou a dar detalhes. A Rússia “se tornaria mais pária no mundo do que jamais foi”, disse Biden. “Dependendo da extensão do que eles fizerem determinará qual resposta ocorreria.”

Autoridades do governo russo rejeitaram sugestões ocidentais de que Moscou usaria armas nucleares táticas na Ucrânia, mas isso continua sendo uma preocupação para alguns no Ocidente.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais…Clique aqui e siga agora nosso perfil!

reuters@moneytimes.com.br