Biden faz visita surpresa à Kiev dias antes de guerra completar um ano
O presidente norte-americano Joe Biden fez uma visita surpresa à Ucrânia nesta segunda-feira (20), poucos dias antes de a guerra com a Rússia completar um ano. A visita está sendo vista como um desafio ao presidente russo Vladimir Putin.
Segundo o jornal The New York Times, Biden passeou pelas ruas de Kiev junto do presidente Volodymyr Zelensky. Na ocasião, alarmes antiaéreos soaram por todo o país, mas não houve registro de ataques russos.
“Um ano depois, Kiev está de pé”, declarou Biden ao lado de Zelensky no Palácio Mariinsky. “E a Ucrânia está de pé. A democracia está de pé.”
Biden tem uma visita oficial marcada para a Polônia na terça-feira (21). As informações são de que ele chegou à capital ucraniana após uma viagem de trem partindo da fronteira polonesa.
Durante a visita, Biden aproveitou para anunciar um novo pacote de ajuda militar no valor de US$ 500 milhões que será liberado nos próximos dias, incluindo munição de artilharia, sistemas anti-blindagem e radares de vigilância aérea. No entanto, ele não falou sobre armas avançadas de longo alcance, que estão sendo pedidas pela Ucrânia.
Os Estados Unidos já ofereceram US$ 50 bilhões em ajuda militar à Ucrânia.
A guerra entre a Ucrânia e a Rússia completa um ano na sexta-feira (24), sem perspectivas de acordo de paz entre os países. As autoridades ucranianas alertam que Putin possa estar planejando um bombardeio em larga escala para a data.