Internacional

Biden está aberto a cooperar em migração com México

02 mar 2021, 9:25 - atualizado em 02 mar 2021, 9:25
Migrantes em abrigos , Mexico
Biden respondeu positivamente às autoridades mexicanas, enfatizando a necessidade de abrir mais caminhos para a migração legal, disse uma das pessoas (Imagem: REUTERS/Daniel Becerril)

Durante reunião virtual na segunda-feira, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse ao seu homólogo mexicano, Andrés Manuel López Obrador, que está de acordo com a necessidade de aumentar vias legais para a imigração, segundo duas autoridades do México.

Biden também estaria aberto a uma proposta de compartilhamento de vacinas com o México, embora os detalhes ainda devam ser acertados, disse uma das autoridades, que pediu para não ser identificada.

López Obrador havia dito nos dias anteriores à reunião de segunda-feira que pediria a Biden a ampliação dos vistos de trabalho para todos os tipos de emprego a fim de ajudar a regular os fluxos de migração do México e da América Central.

Ele comparou sua proposta ao Programa Bracero, que durante a Segunda Guerra Mundial enviou milhões de trabalhadores mexicanos aos EUA com contratos de curto prazo, principalmente para trabalhar na agricultura.

Biden respondeu positivamente às autoridades mexicanas, enfatizando a necessidade de abrir mais caminhos para a migração legal, disse uma das pessoas.

Horas antes da reunião, o presidente do México disse que reiteraria seu pedido de que os EUA compartilhassem parte do suprimento de vacinas ou que pediria às farmacêuticas americanas que vendessem mais para países como o México.

Biden concordou em analisar, juntamente com López Obrador, como aumentar o acesso às vacinas, disse uma das autoridades.

A Casa Branca não respondeu a um pedido de comentário na noite de segunda-feira.

Uma declaração conjunta de ambos os governos não mencionou propostas específicas sobre imigração, mas que Biden e López Obrador haviam “se comprometido com políticas de imigração que reconhecem a dignidade dos migrantes e o imperativo de uma migração ordeira, segura e regular” e prometeram cooperação contra “redes de contrabando criminosas transnacionais”.

O comunicado também não disse se os líderes falaram sobre vacinas. A Casa Branca indicou antes da reunião que tal remessa não ocorreria no futuro próximo.

“O presidente deixou claro que está focado em garantir que as vacinas sejam acessíveis a todos os americanos”, disse na segunda-feira a secretária de imprensa, Jen Psaki. “Esse é o nosso foco. O próximo passo é a recuperação econômica, e isso é garantir que nossos vizinhos, México e Canadá, tenham administrado a pandemia de maneira semelhante, para que possamos abrir nossas fronteiras e reconstruir melhor.”

Questionado se estava disposto a enviar vacinas para o México, Biden disse: “Vamos conversar sobre isso” antes de pedir aos repórteres que saíssem da sala.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
bloomberg@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar