Biden diz que planeja apoiar quebra de patente de vacina contra Covid-19 na OMC
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, manifestou nesta quarta-feira seu apoio a uma proposta na Organização Mundial do Comércio de quebra de patente de vacinas contra Covid-19, curvando-se à crescente pressão de parlamentares democratas e mais de 100 outros países.
Biden, que apoiou a quebra de patente durante a campanha presidencial de 2020, expressou apoio após um discurso na Casa Branca.
“Sim, falarei sobre isso mais tarde hoje, sim”, disse Biden a repórteres em resposta a uma pergunta sobre se ele pretendia apoiar a medida.
A principal negociadora comercial de Biden, Katherine Tai, emitiu uma nota logo depois da fala de Biden, anunciando o apoio do governo Biden à medida proposta, que retiraria temporariamente certos direitos de propriedade para ajudar os países a responder à pandemia.
“Esta é uma crise de saúde global e as circunstâncias extraordinárias da pandemia de Covid-19 exigem medidas extraordinárias”, disse Tai em um comunicado.
“O governo acredita fortemente nas proteções à propriedade intelectual, mas, a serviço do fim desta pandemia, apoia a quebra dessas proteções para as vacinas contra Covid-19.”
Tai disse que os Estados Unidos participarão de negociações sobre texto na OMC para garantir a quebra de patente, mas advertiu que essas negociações levarão tempo. As decisões da OMC requerem um consenso de todos os membros.