Internacional

Biden deve nomear Brainard a cargo na Casa Branca, deixando cadeira vaga no Fed

14 fev 2023, 14:09 - atualizado em 14 fev 2023, 14:09
Brainard
Brainard, experiente em assuntos fiscais e monetários, substituiria o diretor do Conselho Econômico Nacional (NEC, na sigla inglês) da Casa Branca, Brian Deese, que anunciou sua renúncia (Imagem: REUTERS/Kevin Lamarque/File Photo)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deve nomear a vice-chair do Federal Reserve (Fed), Lael Brainard, como sua principal assessora de política econômica possivelmente ainda nesta terça-feira, disse uma fonte familiarizada com o assunto, à medida que as eleições de 2024 se aproximam.

A eventual mudança de Brainard do banco central norte-americano para um cargo na Casa Branca ocorre conforme o Fed enfrenta seus próprios desafios e luta para reduzir a inflação, deixando uma lacuna intelectual e política na instituição em um momento importante.

Brainard, experiente em assuntos fiscais e monetários, substituiria o diretor do Conselho Econômico Nacional (NEC, na sigla inglês) da Casa Branca, Brian Deese, que anunciou sua renúncia.

Além disso, o aliado de Biden Jared Bernstein deve substituir Cecilia Rouse como presidente do Conselho de Assessores Econômicos, disse a fonte. Rouse anunciou planos de deixar o cargo.

A Casa Branca não comentou. As mudanças foram inicialmente noticiadas pela Bloomberg News.

Brainard, uma democrata que estudou em Harvard, tem sido um nome de peso no banco central norte-americano, conhecida por sua preparação meticulosa e minuciosa e especialização particular em economia global. Isso provavelmente significa que um papel importante permanecerá sem ser preenchido por meses em um momento especialmente complicado para o Fed.

Durante quase uma década na instituição, ela estendeu sua influência tanto na política monetária quanto na regulamentação financeira, combinando seu conhecimento político aprimorado em cargos anteriores na Casa Branca e no Tesouro com o econômico.