Biden defenderá trilhões em investimento e prometerá reforma policial em discurso ao Congresso
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deve apresentar um pacote abrangente de 1,8 trilhão de dólares para famílias e educação em seu primeiro discurso ao Congresso nesta quarta-feira, enfatizando a necessidade de investir para competir com a China, disseram autoridades de alto escalão da Casa Branca.
Biden deve usar o discurso nacional para argumentar que o novo pacote – que, quando somado a um plano anterior de infraestrutura e empregos, totaliza cerca de 4 trilhões, rivalizando com o Orçamento federal anual – é vital para o futuro do país.
O presidente norte-americano também apelará diretamente aos parlamentares para que aprovem uma legislação para conter a violência policial, disseram funcionários graduados.
Biden ressaltará as várias mortes de cidadãos negros causadas pela polícia e os anos de racismo arraigado, mas também homenageará o serviço da vasta maioria dos policiais.
O plano a ser detalhado nesta quarta-feira inclui 1 trilhão em gastos novos com educação e cuidado infantil ao longo de dez anos e 800 bilhões em créditos fiscais para famílias de renda média e baixa, de acordo com autoridades da Casa Branca.
“Estes são praticamente os investimentos de maior valor econômico que podemos fazer para nossa competitividade econômica futura”, disse um funcionário graduado. Outro descreveu o plano como um “investimento único em uma geração”.
Parlamentares republicanos já rejeitaram o plano de infraestrutura de mais de 2 trilhões de dólares por o considerarem grande demais. O presidente democrata está apostando que seus planos de gastos, que são muito populares entre os eleitores, conseguirão convencer congressistas republicanos a cooperarem com a Casa Branca.
Para pagar os planos, Biden propõe uma reforma do sistema tributário norte-americano. O “Plano das Famílias Americanas” desta quarta-feira será financiado pela elevação do índice de imposto máximo marginal a 39,6% e pela quase duplicação do imposto sobre renda de investimento – conhecido como ganhos de capital – para cidadãos que ganham mais de 1 milhão de dólares. Já o plano de infraestrutura será financiado pelo imposto corporativo.
Biden ainda tratará de política externa, da maneira como seu governo enfrenta a pandemia de coronavírus e do andamento das vacinações.