Estados Unidos (EUA)

Biden comemora “progresso bipartidário” em encontro com governadores

12 fev 2023, 15:37 - atualizado em 12 fev 2023, 15:37
Biden
“Espero que tenhamos um pouco — eu tentarei — um pouco menos de partidarismo e trabalhemos em coisas que podemos realmente fazer para mudar as vidas das pessoas”, disse Biden (Imagem: REUTERS/Ken Cedeno)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu que governadores republicanos e democratas continuem trabalhando além das divisões políticas para melhorar a vida dos norte-americanos e reconstruir a economia, após as dificuldades trazidas pela pandemia de Covid-19.

Falando em um jantar de gala no sábado na Casa Branca, ao qual compareceram 31 governadores e a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, Biden disse que as aprovações de leis de investimento em infraestrutura e fabricação doméstica de semicondutores foram evidências de “algum progresso bipartidário” entre republicanos e democratas.

“Espero que tenhamos um pouco — eu tentarei — um pouco menos de partidarismo e trabalhemos em coisas que podemos realmente fazer para mudar as vidas das pessoas”, disse Biden, que teve reuniões com governadores em Washington esta semana.

Biden afirmou que estava “pronto para a luta, como todos vocês”, e embora republicanos e democratas nem sempre concordem, faz diferença quando trabalham juntos.

O governador republicano Spencer Cox, de Utah, vice-presidente da Associação Nacional de Governadores, disse que era “muito simbólico” ter republicanos e democratas “partilhando o pão juntos” na Casa Branca.

Cox acrescentou que acredita que a maioria dos norte-americanos quer ver mais colaboração entre o espectro político.

“É isso que está faltando no nosso país”, disse, acrescentando que “é difícil odiar de perto”.

Uma ausência notável no jantar foi o governador da Flórida, Ron DeSantis, um republicano que está desafiando a agenda de Biden em várias frentes, como armas e direitos LGBTQ.

reuters@moneytimes.com.br