Internacional

Biden afirmou a aliados que míssil que atingiu Polônia era defesa aérea ucraniana, diz Reuters

16 nov 2022, 8:14 - atualizado em 16 nov 2022, 8:15
Joe Biden
Mais cedo, Biden disse publicamente que era improvável que o míssil tivesse sido disparado da Rússia (Imagem: REUTERS/Joshua Roberts)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse a aliados que um míssil que matou duas pessoas na Polônia era um míssil ucraniano de defesa aérea, afirmou uma fonte da Otan nesta quarta-feira.

Mais cedo, Biden disse publicamente que era improvável que o míssil tivesse sido disparado da Rússia. Se confirmado, isso provavelmente aliviaria a preocupação de que o primeiro incidente mortal em um país da Otan desde o início da guerra na Ucrânia pudesse levar a uma escalada.

Os embaixadores da Otan realizariam uma reunião de emergência nesta quarta-feira para discutir a explosão de terça-feira em uma secadora de grãos no leste da Polônia, perto da fronteira ucraniana, que ocorreu enquanto a Rússia disparava dezenas de mísseis contra cidades da Ucrânia.

Kiev afirma que derrubou a maioria dos mísseis russos com seus próprios mísseis de defesa aérea. A região de Volyn, na Ucrânia, foi uma das muitas que a Ucrânia diz ter sido alvo de ataques da Rússia.

O Ministério da Defesa da Rússia disse que nenhum de seus mísseis atingiu menos de 35 km da fronteira polonesa, e que as fotos dos destroços mostravam elementos de um míssil de defesa aérea ucraniano S-300.

Questionado se era muito cedo para dizer se o míssil foi disparado da Rússia, Biden disse: “Há informações preliminares que contestam isso. Não quero dizer isso até que investiguemos completamente, mas é improvável, nas linhas de trajetória, que foi disparado da Rússia, mas veremos.”

Os Estados Unidos e os países da Otan vão investigar completamente antes de agir, afirmou Biden na Indonésia, depois de se encontrar com outros líderes ocidentais à margem de uma cúpula das grandes economias do G20.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar