BHP tem produção anual de minério de ferro próxima ao patamar superior de guidance
A BHP reportou nesta segunda-feira uma produção anual de minério de ferro próxima ao patamar superior de suas estimativas, graças à produção recorde em duas minas na Austrália Ocidental.
Apesar disso, a maior mineradora do mundo listada em bolsa registrou uma queda de produção de 4% no quarto trimestre de seu ano fiscal, em comparação com igual período do ano anterior.
A BHP atingiu produção recorde na mina de Jimblebar e na Área de Mineração C, na região de Pilbara, em momento de alta nos preços do minério de ferro, impulsionados pela firme demanda chinesa e problemas de oferta no Brasil.
As cotações elevadas da commodity devem levar a BHP a reportar um forte lucro anual em agosto, ao lado das rivais Rio Tinto e Fortescue Metals Group.
O projeto de South Flank, de 3,6 bilhões de dólares, produziu seu primeiro minério de ferro em maio é esperado que, eventualmente, ele atinja produção de 80 milhões de toneladas por ano.
Em conjunto com a Área de Mineração C, o ativo formará o maior centro operacional de minério de ferro do mundo, produzindo 145 milhões de toneladas por ano.
A mineradora produziu 284,1 milhões de toneladas da matéria-prima siderúrgica na Austrália Ocidental no ano fiscal de 2021, e espera registrar produção de 278 milhões a 288 milhões de toneladas em 2022.
No quarto trimestre fiscal, a produção foi de 72,8 milhões de toneladas, uma queda em relação aos 76 milhões registrados no mesmo momento do ano passado.