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Bezos está ‘anos atrás’ de Musk na corrida espacial, diz SpaceX

26 out 2019, 15:06 - atualizado em 25 out 2019, 18:16
A SpaceX recentemente se candidatou a organizar espectro para até 30.000 satélites Starlink junto à União Internacional de Telecomunicações, uma entidade da Organização das Nações Unidas (Imagem: Divulgação)

Uma alta executiva da Space Exploration Technologies garante que a fabricante de foguetes tem grandes vantagens sobre outras empresas que correm para construir constelações de satélites que dão acesso à internet, incluindo a Amazon.com, de Jeff Bezos.

Nas próximas semanas, a SpaceX lançará o próximo lote de 60 satélites para o serviço de banda larga Starlink, informou Gwynne Shotwell, diretora de operações desta firma de capital fechado. A companhia lançou seus primeiros 60 satélites em maio e eventualmente fará essas missões a cada duas semanas.

“Jeff Bezos quer iniciar uma constelação, mas está anos atrás”, disse Shotwell na conferência anual de investimentos da Baron Funds, em Nova York. Bezos, que também dirige a empresa concorrente de foguetes Blue Origin, quer montar uma constelação de satélites por meio do Projeto Kuiper.

Para Shotwell, 55 anos, a SpaceX liderada por Elon Musk tem mais garra que a Blue Origin. Ela se referiu aos US$ 1 bilhão que Bezos injeta anualmente na Blue Origin com a venda de ações da Amazon como “dinheiro grátis” e sugeriu que tal modelo de financiamento é problemático.

“Os engenheiros se saem melhor quando são forçados a entregar grandes realizações em um período muito curto e com pouquíssimos recursos. Acho que é quando se faz excelentes trabalhos. Não quando se tem 20 anos e tanto faz se orbita ou não. Não vejo motivação ou garra lá. “

Cotovelada na OneWeb

Segundo ela, os satélites da SpaceX oferecerão melhor capacidade e serão mais baratos que os equipamentos da OneWeb, apoiada pela SoftBank Group.

“Se alguém pensa em investir na OneWeb, recomendo enfaticamente que não faça isso”, disse Shotwell. “Eles enganaram algumas pessoas” que ficarão “bastante decepcionadas no curto prazo”.

A SpaceX recentemente se candidatou a organizar espectro para até 30.000 satélites Starlink junto à União Internacional de Telecomunicações, uma entidade da Organização das Nações Unidas.

Para que a constelação Starlink chegue a oferecer conectividade constante entre os satélites, a SpaceX precisa implantar de 360 a 400 deles, explicou ela. Quando 1.200 satélites estiverem em órbita, a empresa poderá fornecer cobertura no mundo todo.

O presidente da Baron Funds, Ron Baron, entrevistou Shotwell na conferência. Mais cedo, na sexta-feira, ele conversou com o presidente do conselho da Tesla, Robyn Denholm. A gestora de recursos de Baron tem participação na SpaceX e na Tesla.