Política

‘Bessias’, de ligação entre Lula e Dilma, é um dos principais cotados para o STF

30 ago 2023, 13:52 - atualizado em 30 ago 2023, 13:52
Lula, Bessias
Jorge Messias pode ser o novo nome de Lula para o Supremo Tribunal Federal (imagem: flickr/STF; flickr/Presidência da República)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avalia a indicação de mais um grande aliado para o STF (Supremo Tribunal Federal). Nacionalmente conhecido, após a divulgação de uma conversa entre Lula e a ex-presidente Dilma Rousseff, o antigo aliado do governo, Jorge Messias, o ‘Bessias’, volta à cena.

Atualmente ministro da AGU (Advocacia Geral da União), Jorge Messias é um dos principais nomes sondados por Lula para assumir a vaga da ministra Rosa Weber na Suprema Corte. Em 2016, a operação Lava Jato divulgou uma conversa de Lula com a então presidente Dilma.

No diálogo, Dilma diz que vai enviar Messias com um termo de posse de Lula no Ministério da Casa Civil, para usar ‘em caso de necessidade’.

Relembre a conversa:

“Dilma: “Alô.”
Lula: “Alô.”
Dilma: “Lula, deixa eu te falar uma coisa.”
Lula: “Fala, querida. Ahn?”
Dilma: “Seguinte, eu tô mandando o ‘Bessias’ junto com o papel pra gente ter ele, e só usa em caso de necessidade, que é o termo de posse, tá?!”
Lula: “Uhum. Tá bom, tá bom.”
Dilma: “Só isso, você espera aí que ele tá indo aí.”
Lula: “Tá bom, eu tô aqui, fico aguardando.”
Dilma: “Tá?!”
Lula: “Tá bom.”
Dilma: “Tchau.”
Lula: “Tchau, querida.”

A conversa foi divulgada após o então juiz Sergio Moro retirar o sigilo do diálogo. A vaga de Rosa Weber deverá ser preenchida até o início de outubro, quando a ministra completa 75 anos e é obrigada a se aposentar.

Disputam a vaga também, no entorno de Lula, o presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Bruno Dantas, e o ministro Luiz Felipe Salomão, do STJ (Supremo Tribunal de Justiça).

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar