Empresas

Berkshire Hathaway (BERK34) vende 1,3 milhão de ações da BYD

17 jun 2024, 14:47 - atualizado em 17 jun 2024, 14:47
byd berkshire hathaway
Berkshire Hathaway (BERK34) reduz novamente sua participação na BYD (Imagem: REUTERS/Claudia Greco/Arquivo)

A Berkshire Hathaway (BERK34) reduziu sua participação na BYD, fabricante chinesa de veículos elétricos. A empresa de Warren Buffett vendeu 1,3 milhão de ações da companhia listadas em Hong Kong por US$ 39,8 milhões.

A venda reduziu a participação da Berkshire nas ações H emitidas pela BYD de 7,02% para 6,90%, segundo o último documento da Bolsa de Valores Shenzhen. Desde o pico nas ações da montadora, em 2022, os papéis têm caído cerca de 30%.

Essa não é a primeira vez que a Berkshire faz reduções da montadora. Em 2022, a empresa vendeu os papéis da BYD, época que os preços das ações aumentaram 20 vezes.

Os investimentos da Berkshire na BYD começaram em 2008, pagando US$ 230 milhões por cerca de 225 milhões de ações, o que equivalia a uma participação de 10%.

Falecido vice-presidente da Berkshire Hathaway, Charlie Munger, que teve a ideia do investimento na empresa, chegou a dizer que “nunca ajudou a fazer nada na Berkshire que fosse tão bom quanto a BYD”.

O ajuste no portfólio da empresa ocorre em meio a um período de maior cautela referente ao mercado dos veículos elétricos. Atualmente, o interesse pelos carros elétricos vem caindo nos Estados Unidos, gerando problemas para montadoras.

As altas taxas de juros para conter a inflação têm afetado o sentimento do consumidor e levado a uma desaceleração na demanda por veículos elétricos. Em geral, esses veículos são mais caros, o que está fazendo com que o setor corte empregos e reduza a produção.

Além disso, várias montadoras, incluindo a líder de mercado de veículos elétricos Tesla (TSLA), decidiram recuar nos investimentos, com algumas alterando os planos para se concentrar em híbridos em vez de carros totalmente elétricos.

*Com informações da Reuters