Bancos

Benefícios do open banking serão percebidos gradualmente, diz Campos Neto

01 fev 2021, 11:41 - atualizado em 01 fev 2021, 11:41
“O open banking está para o sistema financeiro como a internet está para a sociedade. Os benefícios e casos de uso serão visíveis ao longo dos próximos meses e anos”, disse Campos Neto (Imagem: Flickr/Raphael Ribeiro/ BCB)

Ao abrir evento que marca o início da primeira fase da implantação no open banking no país nesta segunda-feira, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que os benefícios do novo sistema ficarão visíveis ao longo dos próximos meses e anos.

“O open banking está para o sistema financeiro como a internet está para a sociedade. Os benefícios e casos de uso serão visíveis ao longo dos próximos meses e anos”, disse Campos Neto.

O open banking dará aos clientes de instituições financeiras o poder sobre seus dados cadastrais e de transações como meio de fomentar a competição e acesso a serviços mais baratos e melhores.

Nessa primeira fase, as instituições financeiras e de pagamento terão que disponibilizar informações sobre as características e preços dos seus produtos.

A previsão é que todas as quatro fases de implantação do modelo sejam concluídas até o final deste ano.

“Contudo, o ecossistema deverá continuar a evoluir mesmo após a implementação de todas essas fases, com o desenvolvimento do próprio mercado”, disse Campos Neto, ressaltando que o open banking visa aumentar a eficiência e a competitividade no sistema financeiro nacional.