Beneficiários do INSS pagarão menos nas operações de crédito consignado; entenda
O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou o novo limite de juros de 1,84% ao mês para operações de crédito consignado nesta quarta-feira (11).
O antigo limite, que estava em vigor desde agosto, era de 1,91% ao mês, 0,07 ponto percentual menor em comparação com o novo limite aprovado.
O teto dos juros para o cartão de crédito consignado também foi alterado e caiu de 2,83% para 2,73% ao mês.
Os cortes foram feitos para estarem alinhados à queda da taxa de juros. O Comitê de Política Monetária (Copom) definiu, no final de setembro, que a Taxa Selic deveria reduzir em 0,5 ponto percentual, ou seja, passou de 13,25% para 12,75%. O Banco Central sinalizou, também, que os cortes devem continuar.
- A empresa queridinha da Empiricus: Analista revela qual é a ação da melhor companhia do Brasil. Saiba mais no Giro do Mercado desta sexta-feira (13), clique aqui e descubra.
A pauta, no entanto, já é antiga e sofreu impasses no início do ano por parte das instituições financeiras que discordaram do teto proposto de 1,7% ao ano, em março. Os bancos chegaram a protestar e suspender a oferta de crédito aos beneficiários do INSS.
Os representantes das instituições chegaram a propor para este novo teto que fosse calculado de acordo com a variação dos contratos de juros futuros com vencimento em dois anos, mas CNPS acabou aprovando a proposta do governo.