O Melhor do Seu Dinheiro

Bem que podia sextar, né? Lula e a guerra com o BC, dividendos da Petrobras, Imposto de Renda e outras notícias do dia

03 mar 2023, 8:31 - atualizado em 03 mar 2023, 8:31
Ibovespa-Sextou-Brinde-Chope-125-Mil-Gráficos-v2-628x353
Os últimos dias foram agitados, com dividendos da Petrobras (PETR4) no radar. (Imagem: Shutterstock, com intervenção de Andrei Morais, do Seu Dinheiro)

Que semana! Os últimos dias foram para lá de agitados nos mercados financeiros. O PIB em desaceleração, as novas críticas públicas de membros do governo à política monetária, a discussão sobre os dividendos da Petrobras (PETR4) e o novo pedido de recuperação judicial da Oi (OIBR3) são apenas alguns dos muitos assuntos que movimentaram os ativos brasileiros nos últimos dias.

Depois do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ontem foi a vez da ministra do Planejamento, Simone Tebet, pedir ao Banco Central (BC) um “gesto” em relação à taxa de juro.

Horas mais tarde, em entrevista à BandNews FM, Lula subiu o tom contra o BC. Salientou o fato de Roberto Campos Neto não ter sido “eleito para nada” e observou que uma taxa de juro de 13,75% ao ano “não tem explicação” em uma economia que não cresce.

Lula também aproveitou a entrevista para criticar a política de dividendos adotada pela Petrobras nos últimos anos. Qualificou como “loucura” o valor distribuído em dividendos aos acionistas, o que inclui a União, e defendeu uma nova divisão para a distribuição dos proventos: metade para os acionistas e metade para investimentos.

Enquanto esses temas repercutem, os mercados financeiros estrangeiros trazem um pouco de alívio aos ativos de risco. Indicadores mostram uma recuperação robusta do setor de serviços da China depois da revogação da política de “covid zero” no país. Dias atrás, a atividade do setor industrial chinês emitiu sinais parecidos.

Outro ponto de alívio vem do resultado dos exames feitos em um boi abatido em fevereiro depois da detecção de um caso de mal da vaca louca. O laudo apontou para um caso “atípico”, quando não há risco de contágio de outros animais nem de seres humanos. A expectativa está agora na reversão da suspensão das exportações de carne bovina brasileira à China.

Não dá para afirmar de antemão que isso vá fazer o mercado brasileiro sextar. Tem sido algo raro nos últimos meses. Seja como for, a equipe do Seu Dinheiro está de prontidão para trazer até você a melhor informação disponível sobre tudo o que mexe com seus investimentos.

Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

PINGANDO NA CONTA
Petrobras (PETR4): Quanto você receberia em dividendos na conta se tivesse comprado R$ 1.000 em ações? O retorno apenas com dividendos para quem virou e permaneceu acionista da estatal durante todo o ano foi de impressionantes 67,7%, de acordo com cálculos da Empiricus Research.

INSATISFAÇÃO
Em sua primeira coletiva como presidente da Petrobras (PETR4), Prates se dedica a criticar atual política de preços da companhia e não esclarece dúvidas. Para o CEO, a estatal deve ser livre para praticar seus preços conforme “achar melhor”, mas não deu exemplos concretos de propostas.

DIÁRIO DOS 100 DIAS
Dia 61 | Guerra e paz: Lula fala em pacificar o G-20 enquanto declara guerra ao BC por aqui. Com o banco central e a guerra na Ucrânia em foco, o relançamento do Bolsa Família acabou ficando em segundo plano — mas nem por isso o presidente deixou de comentar o assunto.

IR 2023
Pensão alimentícia deve ser informada como rendimento isento na declaração de imposto de renda. Decisão do STF tomada no ano passado estabeleceu que esse tipo de rendimento não deve ser tributado, o que altera a forma de informá-lo na declaração já a partir deste ano. Veja o que muda.

SEXTOU COM O RUY
Por que os acionistas da EDP Brasil (ENBR3) receberam uma oferta que não devem recusar. O controlador da companhia propôs comprar todas as ações ENBR3 por preços 20% maiores que os atuais. O colunista Ruy Hungria explica por que a proposta vale a pena.

Uma boa sexta-feira para você!