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Beleza masculina é um dos destaques do mercado de cosméticos

08 mar 2021, 19:39 - atualizado em 08 mar 2021, 19:39
Cosméticos, Beleza
Com isso, o “mundo da beleza” chamou a atenção e se ampliou também para os homens, que estão consumindo muito mais produtos do tipo com o passar do tempo (Imagem: Unsplash/@amplitudemagazin)

O mundo da beleza sempre foi associado às mulheres, com suas maquiagens, procedimentos estéticos e cremes para cuidar da pele.

Nos últimos anos, muito tem se falado a respeito de autocuidado, um conceito que abrange o bem-estar psíquico, físico e também estético – os cuidados com a pele e uma boa alimentação, por exemplo, são parte dos rituais de autocuidado que têm sido muito divulgados por influenciadores digitais, celebridades e profissionais da área.

Com isso, o “mundo da beleza” chamou a atenção e se ampliou também para os homens, que estão consumindo muito mais produtos do tipo com o passar do tempo.

Em uma pesquisa realizada pelo Euromonitor, o Brasil recebeu um crescimento expressivo de investimentos em beleza masculina: cerca de 70% entre os anos de 2012 e 2017 (um intervalo de apenas cinco anos!), que correspondem a um lucro de quase R$ 20 bilhões.

A nível mundial, a consultoria Research & Markets reportou que, com esse crescimento, em 2023, o mercado de cosméticos voltados para a beleza masculina terá um faturamento de quase US$ 80 bilhões.

Algumas marcas como Colgate-Palmolive, O Boticário e grupo Unilever, que são gigantes no país, têm concentrado cerca de 47% do mercado de beleza, sendo um dos destaques atuais os produtos voltados para beleza masculina.
O período pandêmico, é claro, intensificou a preocupação com o autocuidado, principalmente com o skin care, que são os cuidados com a pele.

Em uma pesquisa da Comestology, feita pelo Grupo Croma, os cosméticos para barba correspondem a 40% das buscas por produtos de beleza masculina, ficando atrás apenas de categorias como perfumes, xampus e condicionadores. O estudo ainda aponta que o interesse por produtos de beleza aumentou 39% entre 2017 e 2020.

Esse novo conceito de masculinidade que se desprende da ideia de que “cosméticos são apenas para mulheres” tem afetado outros setores também, como o da moda.

Os homens também estão se preocupando com as vestimentas – em geral, procurando por peças que sigam a tendência do momento e que se aliem ao conforto – na moda corporativa, e a procura por blazer masculino no Google em 2020 ultrapassou a busca por camisa social, que é, talvez, o item mais procurado na moda corporativa masculina.

A preocupação com a beleza e os produtos voltados para estética mudam completamente a maneira como as empresas vendem esses produtos, e, a longo prazo, podem também impactar nas novas gerações de homens que virão, desamarrando os estereótipos da masculinidade.

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