Inflação

BCE vê estabilização da inflação em torno da meta de 2%, diz Lane

31 mar 2022, 8:50 - atualizado em 31 mar 2022, 8:50
Economista-chefe do BCE, Philip Lane 27/09/2019.
“É também plausível que a inflação no médio prazo não reverta para o equilíbrio pré-pandemia abaixo da meta, mas, dependendo de uma política monetária apropriadamente calibrada, pode se estabilizar em torno da meta de 2% do BCE”, disse Lane (Imagem: REUTERS/Gary He)

É cada vez mais provável que a inflação na zona do euro se estabilize em torno de 2%, mas o Banco Central Europeu deve estar pronto para mudar o curso se as perspectivas se deteriorem devido à guerra na Ucrânia, afirmou nesta quinta-feira o economista-chefe do BCE, Philip Lane.

Embora provavelmente a inflação vá superar 7% este mês, o BCE argumenta há tempos que ela deve voltar a ficar abaixo da meta de 2% nos próximos anos uma vez que os aumentos dos preços da energia não devem persistir.

“É também plausível que a inflação no médio prazo não reverta para o equilíbrio pré-pandemia abaixo da meta, mas, dependendo de uma política monetária apropriadamente calibrada, pode se estabilizar em torno da meta de 2% do BCE”, disse Lane em discurso.

“Devemos também estar totalmente preparados para revisar de forma apropriada nosso arcabouço de política monetária se o choque dos preços de energia e a guerra entre Rússia e Ucrânia resultarem em uma deterioração significativa nas perspectivas macroeconômicas”, completou Lane.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar