Bancos

BCE vai remunerar depósitos em BCs do bloco para aliviar compressão no mercado de recompra

08 set 2022, 11:33 - atualizado em 08 set 2022, 11:33
Banco Central Europeu BCE Bolsas Europeias
“Esta mudança evitará uma saída abrupta de depósitos para o mercado, numa altura em que alguns segmentos dos mercados de recompra da zona do euro estão a mostrar sinais de escassez de garantias”, disse o BCE (Imagem: Reuters/Kai Pfaffenbach/File Photo)

O Banco Central Europeu (BCE) informou nesta quinta-feira que começará a remunerar os depósitos de governos, em uma tentativa de evitar que o dinheiro inunde um mercado já repleto de liquidez e de aliviar o aperto nos títulos.

A partir de 14 de setembro, os saldos de caixa dos governos da zona do euro em seus bancos centrais nacionais serão remunerados à taxa de depósito do BCE, que foi elevada para 0,75% nesta quinta-feira.

Isso visa ajudar a apoiar o mercado de acordos de recompra, ou “repo”, em que dinheiro é trocado por títulos.

Este mercado crucial foi perturbado pelas compras maciças de dívida pelo próprio BCE, que tornaram difícil encontrar títulos governamentais seguros enquanto o dinheiro está em excesso de oferta.

“Esta mudança evitará uma saída abrupta de depósitos para o mercado, numa altura em que alguns segmentos dos mercados de recompra da zona do euro estão a mostrar sinais de escassez de garantias”, disse o BCE.

A nova remuneração permanecerá em vigor até 30 de abril de 2023.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!