Bancos

BCE teve dificuldade para chegar a acordo sobre alta de juros em dezembro, mostra ata

19 jan 2023, 10:39 - atualizado em 19 jan 2023, 10:39
BCE
O banco elevou seus juros em 50 pontos-base naquela reunião e a presidente Christine Lagarde sugeriu até mais três aumentos do mesmo tamanho (Imagem: REUTERS/Wolfgang Rattay)

Autoridades do Banco Central Europeu tiveram dificuldades para chegar a um acordo sobre um aumento de 50 pontos-base na taxa de juros em dezembro, mas concluíram que fortes indícios sobre altas futuras eram tão bons quanto uma elevação maior imediatamente, mostrou a ata da reunião do BCE nesta quinta-feira.

O BCE abrandou o ritmo de suas altas de juros em 15 de dezembro, mas enfatizou que um aperto significativo ainda está por vir e apresentou planos para drenar dinheiro do sistema financeiro como parte de uma luta obstinada contra a inflação alta.

O banco elevou seus juros em 50 pontos-base naquela reunião e a presidente Christine Lagarde sugeriu até mais três aumentos do mesmo tamanho.

“Isso foi, de certa forma, visto como amplamente equivalente a aumentar os juros em 75 pontos-base na atual reunião, porque uma abordagem menos antecipada, mas mais constante, para levar os juros a níveis restritivos pode ser vista como consistente com a natureza mais persistente do processo de inflação e contínua incerteza elevada”, disse o BCE.

Isso confirmou o que foi relatado pela Reuters em 15 de dezembro.

Ainda assim, um grande número de autoridades estava inicialmente defendendo um aumento de 75 pontos-base e alguns resistiram até o fim.

Fontes disseram à Reuters que o impasse terminou quando Lagarde se ofereceu para sinalizar mais aumentos de 50 pontos-base e uma mensagem dura sobre a inflação durante sua coletiva de imprensa, convencendo uma quantidade suficiente de autoridades a apoiar a proposta.

Os investidores precificaram mais aumentos nos juros do BCE após a decisão do banco, mas revisaram suas expectativas desde a virada do ano, já que os dados da inflação ficaram abaixo do esperado e o Federal Reserve levantou a perspectiva de altas menores nos juros.