Internacional

BCE realiza reunião de emergência sobre coronavírus, mas deixa política monetária de fora

04 mar 2020, 8:25 - atualizado em 04 mar 2020, 8:32
Líderes da Zona do Euro estão preocupados com efeitos econômicos do coronavírus (Imagem: Reuters/Benoit Tessier)

Autoridades do Banco Central Europeu realizaram uma teleconferência extraordinária no fim da terça-feira para discutir sua resposta emergencial ao surto de coronavírus, mas uma medida de política monetária não estava na agenda, disseram à Reuters cinco fontes.

As fontes reconheceram que o BCE está sob crescente pressão para reduzir ainda mais sua taxa de juros após corte inesperado pelo Federal Reserve na terça-feira. Mas as autoridades ainda esperam resistir até a reunião marcada para 12 de março.

Elas usaram o telefonema de terça-feira para discutir como os 19 bancos centrais da zona do euro vão cooperar em uma emergência, como garantir que haverá cédulas suficientes mesmo que cidadãos em pânico comecem a guardar dinheiro, disseram as fontes.

Entre outros tópicos discutidos estavam o cancelamento de eventos, como lidar com falta de funcionários e a coleta de informações mais detalhadas de cada país sobre as consequências da doença.

Não foi debatido se o BCE deveria adotar medidas de política monetária e as autoridades continuam convencidas de que cabe principalmente aos governos responder ao surto, completaram as fontes.

Um porta-voz do BCE recusou-se a comentar.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar