Bancos

BCE prevê que guerra na Ucrânia pesará sobre crescimento da zona do euro, diz vice-presidente

02 mar 2022, 9:12 - atualizado em 02 mar 2022, 9:12
Luis de Guindos
“A expectativa é de que o conflito, pelo lado macroeconômico e da confiança, acabe tendo um impacto sobre a inflação e crescimento mais baixo”, disse de Guindos (Imagem: REUTERS/Johanna Geron)

A invasão da Ucrânia pela Rússia vai pesar sobre o crescimento econômico europeu, mas ainda é cedo demais para avaliar o impacto total do conflito, disse nesta quarta-feira o vice-presidente do Banco Central Europeu, Luis de Guindos.

“A expectativa é de que o conflito, pelo lado macroeconômico e da confiança, acabe tendo um impacto sobre a inflação e crescimento mais baixo”, disse de Guindos.

“O efeito mais significativo para o futuro é a alta importância que a Rússia tem nos mercados de energia.”

Falando poucas horas antes de o BCE entrar em período de silêncio devido à reunião de política monetária de 10 de março, de Guindos disse que a leitura de inflação de 5,8% em fevereiro, divulgada nesta quarta-feira, é uma surpresa negativa para o banco.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar