BCE poderá prolongar estímulos monetários em dia de decisão de juro básico
O BCE decidirá o rumo de sua política monetária nesta quinta-feira (7), podendo elevar o programa de financiamento de longo prazo para bancos, traduzindo-se em empréstimos baratos para os consumidores, a medida que a desaceleração econômica preocupa.
Apenas para investidores: melhores small caps reveladas
Além da continuidade do TLTROs (Targeted Long-Term Financing Operations), a autoridade monetária pode elevar a taxa de depósito – parcela que o banco central permite aos bancos manterem caixa, ajudando as instituições financeiras nos custos.
Acompanhe o Money Times no Instagram!
“Ao rebaixar significativamente suas projeções de curto prazo, o BCE provavelmente deixará as estimativas mais relevantes em termos de política monetária para o médio prazo (2021) completamente sem alterações”, afirmou Florian Hense, economista da Berenberg, em relatório enviado a clientes.
Nova rodada vem aí?
Para o analista, o BCE pode anunciar nesta semana ou em abril uma nova rodada de funding de longo prazo para os bancos. Fatores por trás deste afrouxamento monetário incluem a lentidão da economia alemã e as incertezas em torno do Brexit.
Por sua vez, Franck Dixmier, head global de renda fixa do Allianz Global Investors, declarou à CNBC que, “sem um novo programa de liquidez em cena, os pagamentos do TLTRO em 2020 podem ter um impacto negativo no balanço de ativos do BCE e levar a uma contração siginficativa das condições monetárias.