Internacional

BCE pode elevar juros em cerca de um ano, diz Holzmann

22 dez 2021, 10:01 - atualizado em 22 dez 2021, 10:01
Logo do BCE em Frankfurt, Alemanha
Encerrar as compras de títulos seria um forte sinal de que o movimento acontecerá nos próximos dois trimestres (Imagem: REUTERS/ Ralph Orlowski)

O Banco Central Europeu pode elevar os juros já no final do ano que vem, e encerrar as compras de títulos seria um forte sinal de que o movimento acontecerá nos próximos dois trimestres, disse o membro do Conselho do BCE Robert Holzmann nesta quarta-feira.

Na semana passada, o BCE deu mais um passo para reverter o estímulo da era de crise, dizendo que encerrará as compras de títulos de emergência em março, mas dobrará temporariamente o ritmo de seu Programa de Compra de Ativos (APP) de longa duração para facilitar a transição.

“Podemos reduzir ou suspender as compras do APP que ainda estão pendentes e, se isso acontecer, é um sinal de preço para os mercados porque estabelecemos que somente após a suspensão ou fim das compras as taxas de juros serão elevadas”, disse Holzmann, que é presidente do banco central da Áustria, em uma coletiva de imprensa.

“Num caso extremo seria possível… suspender as compras de forma orientada por dados neste ano e, ainda assim, falar em alta dos juros no final deste ano ou início do próximo, quase ao mesmo tempo que o terceiro aumento de juro nos Estados Unidos.”

“Estamos sempre um pouco atrasados”, acrescentou Holzmann, aparentemente usando “neste ano” para se referir a 2022.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar