BCE pode deixar o aumento do juro básico para 2020, diz Deutsche Bank
Economistas do Deutsche Bank projetam que o BCE (Banco Central Europeu) irá segurar um possível aumento na taxa básica de juros até dezembro de 2020, já que o crescimento na Zona do Euro mostra sinais de desaceleração.
Acompanhe as carteiras recomendadas de fevereiro
De acordo com a Bloomberg, economistas do banco alemão declararam que a demanda externa descendente começa a pesar no consumo doméstico dentro da Zona do Euro. A previsão de aumento para os custos de empréstimo era somente em março de 2020, agora, os mercados projetam aumento somente em junho do mesmo ano.
Para estimar ao certo as datas, os investidores precisarão avaliar se a desaceleração do bloco é passageira ou permanente, já que os indicadores fracos fizeram crescer a preocupação com a economia.
Alta nos depósitos?
Recentemente, os economistas do Deutsche Bank alertaram para a possibilidade de uma alta antecipada da taxa de depósitos do Banco Central Europeu, o que é normalmente negativo e considerado problema para a lucratividade dos bancos. A observação veio logo após o presidente do BCE, Mario Draghi, declarar que “monitora cuidadosamente”.