Zona do Euro

BCE não discutiu compra de títulos “junk”, mas está analisando situação

04 jun 2020, 11:28 - atualizado em 04 jun 2020, 11:28
Christine Lagarde
Continuaremos a observar a situação e a tomar medidas apropriadas e proporcionais”, acrescentou a presidente da autoridade monetária europeia (Imagem: Reuters/Kai Pfaffenbach)

O Banco Central Europeu continuará revisando o status de elegibilidade dos títulos que compra, disse sua presidente nesta quinta-feira, em meio a especulações de que possa adicionar dívida sem grau de investimento a seus programas de compra de ativos.

“Definimos nossos parâmetros para nossas compras”, disse Christine Lagarde quando questionada numa coletiva de imprensa após a reunião de política monetária do BCE se agora planeja incluir títulos com classificação de risco.

“Continuaremos a observar a situação e a tomar medidas apropriadas e proporcionais”, acrescentou. “Fora isso, o conselho (do banco) não discutiu esse assunto.”

As empresas da Zona do Euro estão sendo atingidas por uma onda de rebaixamentos de crédito, já que a economia do bloco está sofrendo sua pior recessão desde a Segunda Guerra Mundial, com setores inteiros — como companhias aéreas comerciais — vendo seus negócios entrarem em colapso.

O BCE já aceita os títulos de empresas que perderam suas classificações de crédito em grau de investimento desde 7 de abril como garantia em suas operações de empréstimo.

Mas, diferentemente do Federal Reserve, o BCE não incluiu títulos que perderam recentemente suas classificações de grau de investimento em seus programas de compra.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar