BCE emprestará mais de seus títulos para aliviar aperto do mercado
O Banco Central Europeu aumentou a quantidade de títulos que pode emprestar para 250 bilhões de euros visando aliviar um aperto de mercado que tende a piorar no ano que vem, disse Isabel Schnabel, membro do conselho do BCE, nesta quinta-feira.
Com o BCE mantendo trilhões de euros em dívida pública, os participantes do mercado muitas vezes têm dificuldades para encontrar títulos de alta classificação, como os da Alemanha, que possam tomar emprestado e usar como garantia em transações financeiras.
Isso levou o BCE a aumentar a quantidade de títulos que disponibiliza para empréstimos a fim de aliviar essa escassez, que é particularmente aguda no final do ano, quando os bancos comerciais fecham as portas.
“O Conselho do BCE aumentou a partir de hoje o limite para empréstimos de títulos do eurosistema contra garantias em dinheiro de 150 bilhões de euros para 250 bilhões de euros”, disse Schnabel pelo Twitter.
“Esta é uma medida de precaução para aliviar a escassez de garantias e sustentar o funcionamento do mercado até o final do ano.”
Alguns analistas esperam que a escassez de títulos governamentais diminua no próximo ano, quando o BCE começar a encolher o volume de títulos para limpar o excesso de liquidez e combater a inflação descontrolada na zona do euro.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!