Banco Central Europeu (BCE)

BCE elevará juros o quanto for necessário para conter inflação, diz Villeroy

04 out 2022, 9:59 - atualizado em 04 out 2022, 9:59
Presidente do BC francês e membro do BCE, François Villeroy de Galhau
“Vamos aumentar a taxa de juros o quanto for necessário para reduzir o núcleo da inflação”, disse Villeroy ao jornal holandês NRC (Imagem: REUTERS/Benoit Tessier/File Photo)

O Banco Central Europeu aumentará os juros o quanto for necessário para reduzir o núcleo da inflação, embora o ritmo possa desacelerar após o final do ano, disse a autoridade do BCE François Villeroy de Galhau nesta terça-feira.

Villeroy, que também é presidente do banco central francês, disse que a marca de 4,8% do núcleo da inflação da zona do euro, que exclui os preços de energia e alimentos fora do controle do banco central, é muito ampla e muito alta.

“Vamos aumentar a taxa de juros o quanto for necessário para reduzir o núcleo da inflação”, disse Villeroy ao jornal holandês NRC.

Depois que o BCE elevou sua principal taxa de juros em 50 pontos-base em julho e 75 pontos-base em setembro, Villeroy disse que é importante que os próximos movimentos da instituição sejam “ordenados”.

Isso, disse ele, significa não sacudir os mercados nem apertar as condições financeiras para famílias e empresas de forma muito abrupta.

Villeroy disse que o BCE deve elevar a taxa de juros “sem hesitação, até o final do ano” para um nível em que não estejam estimulando nem atrapalhando a economia, o que ele estimou estar “abaixo ou perto de 2%”.

Depois disso, o BCE iniciará uma segunda etapa de seu ciclo de normalização da política monetária, que, segundo ele, será “mais flexível e possivelmente mais lento”.

“Não digo que os aumentos de juros vão parar por aí, mas teremos que avaliar de forma abrangente a inflação e as perspectivas econômicas”, acrescentou.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar