Banco Central Europeu (BCE)

BCE eleva projeção de inflação e reduz a de crescimento para 2023

15 dez 2022, 11:25 - atualizado em 15 dez 2022, 11:25
Prédio do Banco Central Europeu em sua sede, em Frankfurt, Alemanha
O BCE subestimou persistentemente a inflação nos últimos dois anos, e o banco elevou as taxas de juros em quatro reuniões sucessivas para domar pressões de preços inesperadamente persistentes (Imagem: REUTERS/Wolfgang Rattay)

O Banco Central Europeu elevou suas projeções de inflação para a zona do euro nesta quinta-feira e disse que o crescimento dos preços permaneceria acima de sua meta de 2% ao longo de um horizonte de projeção que agora se estende até 2025

O BCE subestimou persistentemente a inflação nos últimos dois anos, e o banco elevou as taxas de juros em quatro reuniões sucessivas para domar pressões de preços inesperadamente persistentes.

O banco agora vê a inflação no bloco monetário de 19 países em 6,3% no próximo ano, em comparação com as expectativas de 5,5% feitas em setembro. Sua previsão para 2024 foi aumentada de 2,3% para 3,4% enquanto que, em sua primeira estimativa para 2025, o BCE vê a inflação em 2,3%

Inicialmente impulsionada pelos gargalos da cadeia de abastecimento pós-Covid, a inflação tem subido devido aos preços altíssimos da energia, mas os custos de alimentos e serviços estão agora se tornando cada vez mais proeminentes, tornando o crescimento dos preços relativamente amplo.

Ao mesmo tempo, o crescimento econômico sofrerá muito no próximo ano como resultado da guerra na Ucrânia, particularmente por seu impacto na elevação dos preços da energia.

O BCE vê agora o crescimento do PIB em 0,5% no próximo ano, em comparação com os 0,9% previstos em setembro, enquanto que em 2024, está previsto um crescimento inalterado de 1,9%. Em 2025, o BCE prevê um crescimento de 1,8%.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar