Bancos

BCE e Fed não vão agir em sincronia, diz Lagarde

21 mar 2022, 8:14 - atualizado em 21 mar 2022, 8:14
Christine Lagarde
“Nossas duas economias estão em lugares diferentes no ciclo econômico, mesmo antes da guerra na Ucrânia”, disse Lagarde (Imagem: REUTERS/File Photo)

Os dois principais bancos centrais do mundo não vão agir em sincronia no futuro próximo uma vez que a guerra na Ucrânia tem efeitos diferentes em suas economias, afirmou nesta segunda-feira a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde.

O Federal Reserve elevou os juros nos Estados Unidos na semana passada e sinalizou uma série de movimentos futuros, poucos dias depois de o BCE afirmar que não tem pressa para elevar a taxa de depósito, que está em mínima recorde, mesmo enquanto continua a desfazer o estímulo.

“Nossas duas economias estão em lugares diferentes no ciclo econômico, mesmo antes da guerra na Ucrânia“, disse Lagarde em conferência financeira. “Por motivos geográficos, a Europa está bem mais exposta (à guerra) do que os EUA.”

Lagarde afirmou que a economia dos EUA depende menos do que a da Europa de importações de commodities e que seu comércio também será menos afetado, portanto os dois bancos centrais precisarão agir sem sincronia.

“Nossas políticas monetária não vão agir exatamente no mesmo ritmo”, disse ela.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar