Bancos

BCE deveria formatar novo esquema de compra de títulos com base no antigo, diz Nagel

11 jul 2022, 16:57 - atualizado em 11 jul 2022, 16:57
“O formato deve ser baseado na experiência do programa de Transações Monetárias Diretas (OMT, na sigla em inglês)”, afirmou Nagel (Imagem: REUTERS/Benjamin Westhoff)

O Banco Central Europeu (BCE) deve modelar seu próximo esquema de compra de títulos, destinado a limitar os custos de empréstimos para Itália e outros países endividados, com base no que anunciou durante a crise da dívida, disse o formulador de política monetária do BCE Joachim Nagel nesta segunda-feira.

“O formato deve ser baseado na experiência do programa de Transações Monetárias Diretas (OMT, na sigla em inglês)”, afirmou Nagel em evento. Ele acrescentou que a ferramenta não deve “dar a impressão de desencorajar a consolidação da política fiscal”.

Apresentado em setembro de 2012, o OMT permite que o BCE compre quantidades ilimitadas de títulos de países que solicitam um resgate por meio do Mecanismo Europeu de Estabilidade da zona do euro. Essa condição prévia é agora amplamente vista como politicamente difícil de aplicar.

O OMT nunca foi utilizado, mas seu mero anúncio acabou com especulações sobre um desmembramento da zona do euro.

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!